Ponte Maria Pia: Liga de Amigos reúne para discutir futuro da antiga ligação entre Porto e Gaia

Ponte Maria Pia: Liga de Amigos reúne para discutir futuro da antiga ligação entre Porto e Gaia
Fotografia: Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A Liga de Amigos da Ponte Maria Pia reúne esta segunda-feira, em Assembleia-Geral, para tornar públicas as declarações “dar conhecimento das declarações públicas dos Srs. Presidentes das Câmaras do Porto e Vila Nova de Gaia sobre o futuro da Ponte Maria Pia”.

Em comunicado, dirigido ao Porto Canal, o Presidente da direção da Liga dos Amigos da Ponte, José Manuel Pavão, dá nota da reunião de Assembleia-Geral, que visa abordar algumas das declarações mais recentes sobre o futuro da antiga ligação entre as margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Em causa estão, por exemplo, as mais recentes declarações do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, que admite que "se depender da Câmara de Gaia a ponte Maria Pia, que foi deixada ao abandono pelo Estado, não abre".

Nas declarações proferidas a 22 de fevereiro, em Assembleia Municipal, o autarca esclarece que a infraestrutura pertence à IP e que o “o município não tem milhões” para gastar com a mesma.

Também a autarquia do Porto aponta que é o Governo o responsável pela infraestrutura. “Está em vigor um contrato de subconcessão celebrado com o Município do Porto para adaptação e utilização da plataforma do Ramal da Alfândega, entre os quilómetros 0,491 e 3,359, para fins dos modos suaves de mobilidade, turísticos e/ou lazer, estando prevista, na sequência desse projeto, a análise conjunta pela IP e pelos Municípios de Gaia e do Porto da utilização futura da Ponte Maria Pia como via pedonal e ciclável”.

A ponte ferroviária Maria Pia. que está sem exploração há mais de 30 anos, deverá ser discutida com o Governo, opinião partilhada pelas autarquias do Porto e de Gaia.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.