Despedimento coletivo numa multinacional de calçado em Seia

Despedimento coletivo numa multinacional de calçado em Seia
CM Seia
| Norte
Porto Canal / Agências

A multinacional alemã de calçado Ara Shoes anunciou o despedimento coletivo de 130 pessoas em Seia, no distrito da Guarda, tendo a Câmara Municipal recebido a garantia de que a empresa se vai manter na cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, confirmou à Lusa a decisão da empresa em despedir 130 trabalhadores “alegando a necessidade de proceder a uma adaptação ao mercado”.

O autarca salienta que a autarquia tem feito “um acompanhamento muito próximo” da empresa e diz ter a garantia da administração de que a unidade se vai manter em Seia continuando a transferir competências para aquela localidade.

“A empresa tem reforçado outras áreas como a preparação do produto e a logística. Mostra a relação de confiança que a empresa tem com Seia. A empresa não tem intenções de encerrar”, assegura Luciano Ribeiro.

Com o despedimento de 130 trabalhadores, a Ara de Seia mantém cerca de 550 colaboradores, continuando a estar entre “os maiores empregadores” do concelho, destacou o autarca.

“Trata-se de uma adaptação ao mercado. Cabe ao município acompanhar a administração de trabalhadores. Combinámos com a administração articular com o IEFP para que durante esta semana façam chegar os perfis dos trabalhadores afetados pelo despedimento coletivo para dar respostas que ajudem as famílias”, explica o autarca.

Luciano Ribeiro admite que é uma situação que preocupa a autarquia, mas realça que em Seia “há falta de mão-de-obra em diversos setores e pode ser uma alternativa de reconversão, assim seja a expectativa das pessoas”.

“A reconversão das pessoas poderá ser feita, mas também depende das expectativas das pessoas, das condições físicas e anímicas para essa opção”, sublinha.

O autarca lembra que quando a empresa “passou de 600 trabalhadores para 750 foi à conta dos despedimentos das empresas de confeções da região, na altura do covid”. “Eles aproveitaram para rejuvenescer. Por isso agora é um ajustamento”.

Como explicou Luciano Ribeiro, a empresa alega que devido à guerra perdeu mercados como a Rússia e a Ucrânia e registou quebras na Europa estando por isso, neste momento, também a transitar para outro tipo de produto. “Dadas as circunstâncias vai haver a necessidade de se adaptar e modernizar, criando novos produtos”, assinala o autarca.

Em Seia, a empresa vai passar de seis para três linhas de costura. O autarca recorda que nos últimos meses, a empresa teve 200 trabalhadores em casa a quem pagava o salário “na expectativa de que pudessem receber encomendas o que não aconteceu”.

A Ara Shoes, com sede em Vila Nova de Gaia, implementou-se em Portugal em 1974, tendo a unidade de produção de Seia começado a funcionar em 1991.

A agência Lusa contactou a empresa em Seia que optou por não prestar declarações.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.