Depois de 144 anos já há data para a conclusão das obras da Sagrada Família

Depois de 144 anos já há data para a conclusão das obras da Sagrada Família
Reuters
| Mundo
Porto Canal / Agências

A Junta de Construção do Templo Expiatório da Sagrada Família de Barcelona prevê inaugurar a Torre de Jesus Cristo em 2026 e não desistirá da escadaria da Fachada da Glória, que vai demorar mais uns anos, explicou o seu presidente, Esteve Camps. A torre de 172.5 metros começou a ser construída em 1882.

Camps afirmou ter a “esperança” de que a parte vertical da construção do templo esteja concluída daqui a dez anos, em 2034, numa conferência de imprensa com o diretor geral do conselho, Xavier Martínez, e o arquiteto diretor, Jordi Faulí.

Explicou que em 2024 e 2025 se concentrarão na conclusão das obras da Capella de l'Assumpta e da Torre de Jesus Cristo e que, se não ocorrerem contratempos, a torre de 122 metros deverá ser concluída em 2025 e inaugurada em 2026, coincidindo com o centenário da morte de Antoni Gaudí.

Os esforços vão ser direcionados para a Fachada de la Gloria, localizada na rua Mallorca, e na sua verticalidade, que são as obras para as quais atualmente existem licença de construção.

O responsável da Sgarada Família explicou que para a Capella de l'Assumpta foi feita uma seleção a nível nacional para as esculturas, enquanto "possivelmente" para a Fachada da Glória haverá participação internacional de vários escultores, já que a riqueza da fachada não pode ser feita por um só artista.

Relativamente à escadaria da Fachada da Glória, Camps sublinhou que a direção “não desiste” dela e que negociará com a administração tudo o que for necessário e mostrou-se convencido de poder chegar a acordos.

A intenção é seguir o projeto apresentado por Gaudí em 1915: “Será executado à risca se a administração conceder as licenças”. Esteve Camps expressou satisfação pelo fato de o presidente da Câmra de Barcelona, Jaume Collboni, ter visitado o templo.

4,7 milhões de visitantes

A Sagrada Família recebeu um total de 4.707.367 visitantes em 2023, números que se aproximam dos números pré-pandemia de 2019 e que representam um aumento de 24,7% face a 2022, quando havia 3.781.845 pessoas, e defendeu os preços dos bilhetes como "razoáveis".

85% dos visitantes são estrangeiros, sendo os norte-americanos os que mais visitam o templo, com 19,04%, seguidos dos espanhóis, com 14,6%, dos franceses, com 7,5%, dos italianos, com 7,2%, dos britânicos, com 5,9% e do sul-coreanos, com 5,6%.

As receitas da basílica foram de 126,9 milhões de euros, provenientes de fontes privadas, e 52% das despesas foram destinadas à construção – no ano anterior foram 43% das despesas.

Em 2023, foram coroadas as torres dos evangelistas Mateus e João, com as figuras do tetramorfo, que completou as quatro torres, foram concluídos os subterrâneos e a laje sobre a qual será construída a Capella de l'Assumpta e estão concluídas as lanternas das coberturas laterais da Fachada da Paixão e três das quatro da Fachada da Natividade.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.