Murça prevê investir quatro milhões de euros na requalificação de estradas e arruamentos

Murça prevê investir quatro milhões de euros na requalificação de estradas e arruamentos
CM Murça
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Murça prevê investir quatro milhões de euros na requalificação de cerca de 20 estradas e arruamentos, alguns danificados em consequência do grande incêndio que atingiu o concelho em 2022.

O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, disse à agência Lusa que este é o “maior investimento em acessibilidade das últimas duas décadas” no concelho do distrito de Vila Real.

“O investimento em estradas é essencial”, afirmou, especificando é uma aposta na segurança dos automobilistas e na melhoria dos acessos às aldeias.

Os prejuízos causados pelos incêndios e o elevado estado de desgaste e deterioração de algumas vias levaram o município a delinear dois projetos, distribuídos em duas fases, que visam a requalificação de mais de 20 vias municipais e arruamentos, num investimento orçamentado em quatro milhões de euros.

As intervenções vão abranger as freguesias de Murça, Noura e Palheiros, Candedo, Valongo de Milhais e Jou.

Em 2022, o município foi atingido por um incêndio que se prolongou de 17 a 21 de julho, alastrou para os concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e Valpaços e queimou cerca de 7.000 hectares, principalmente de mato, mas também pinhal, carvalhos e castanheiros.

Neste fogo foram afetadas 23 aldeias, 14 só no concelho de Murça, e um casal, com 69 e 72 anos, morreu, quando estava a sair da aldeia de Penabeice e o carro onde seguia caiu numa ravina.

Na primeira fase que, segundo o município, aguarda a validação por parte do Tribunal de Contas para arrancar no terreno, a empreitada passa pela reposição de equipamentos e infraestruturas municipais danificadas pelos incêndios florestais, concretamente nas freguesias de Jou e Valongo de Milhais, e conta com a comparticipação do Fundo de Emergência Municipal a rondar os 50%.

A intervenção abrange estradas regionais e caminhos municipais e inclui a beneficiação dos pisos existentes, a colocação de sinalização horizontal e vertical e guardas de segurança ao longo dos traçados intervencionados, com vista à melhoria das condições de segurança para os automobilistas.

“Vai ser feita a requalificação total da estrada regional (ER) 314, que é a estrada que liga a entrada norte do concelho, quem vem por Carrazedo de Montenegro”, exemplificou Mário Artur Lopes.

A segunda fase, que a autarquia quer promover ainda este ano, abrange mais 17 vias municipais e arruamentos que se encontram em estado de desgaste e deterioração.

Para estas execuções de obra em vias municipais, o município vai recorrer a dois empréstimos bancários, o primeiro já validado, estando o segundo procedimento em curso.

A autarquia explicou que devido ao “elevado serviço de dívida” anteriormente assumido, que em 2022 ainda rondou aproximadamente um milhão de euros, só em 2023 voltou a ter capacidade de endividamento para poder recorrer ao crédito bancário pretendido.

Segundo o autarca, uma terceira fase, que seria a continuidade da ER 314 até à Sobreira, estará dependente da capacidade de endividamento do município.

“Terá que ser analisado mais à frente”, referiu.

Mário Artur Lopes lembrou que a autarquia recorreu a várias instâncias na tentativa de aceder a fundos comunitários para financiar obras em estradas, mas, não tendo sido possível, foi decidido avançar com os empréstimos.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.