Radares de velocidade nos acessos ao Porto continuam a suscitar dúvidas entre condutores

Radares de velocidade nos acessos ao Porto continuam a suscitar dúvidas entre condutores
| Norte
Porto Canal

Apesar de terem sido instalados em dezembro de 2023, tal como foi noticiado na altura pelo Porto Canal, os radares de velocidade média da A29, em Vila Nova de Gaia, aparentam ainda não estar em funcionamento. A placa de sinalização dos equipamentos, obrigatória para o registo da contraordenação, continua tapada e a suscitar dúvidas nos condutores de uma das principais vias de acesso à cidade do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A identificação dos radares de velocidade média é obrigatória, tal como nos radares fixos, e obedece a uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42. No caso do percurso da A29, estes sinais mantêm-se há alguns meses tapados por um plástico preto, conforme pode ser comprovado por imagens recentes captadas pelo Porto Canal.

A obrigação de sinalizar estes equipamentos é explanada no artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 207/2005, onde pode ser lido que as “estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância electrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência”.

O Porto Canal contactou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, que indicou que "estes radares fazem parte de um segundo lote de radares que entrarão em funcionamento em data a anunciar, estando ainda a decorrer alguns procedimentos complementares necessários para a sua operacionalização".

O concelho do Porto tem atualmente seis radares em funcionamento, todos eles localizados na VCI, que medem a velocidade instantânea.

Já no distrito do Porto há 22 radares em funcionamento, ao qual se juntará, pelo menos, este novo de velocidade média na A29.

Este dispositivo está incluído na expansão do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) e irá juntar-se aos três com a mesma funcionalidade que já estão ativos no distrito:
- na A3, na Trofa, entre o quilómetro 15,9 e o quilómetro 16,9;
- na A42, em Paços de Ferreira (km9,1 a km7);
- na EN 211, no Marco de Canaveses e Penafiel (km1,4 a km5,8).

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.