GP Portugal. Miguel Oliveira vai partir do 15.º lugar

GP Portugal. Miguel Oliveira vai partir do 15.º lugar
| Desporto
Porto Canal/Agências

O italiano Enea Bastianini (Ducati) garantiu este sábado a 'pole position' para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, segunda prova do mundial do motociclismo, enquanto o português Miguel Oliveira (Aprilia) vai partir do 15.º lugar.

No Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, o piloto transalpino fez o seu melhor tempo em 1.37,706 minutos, com o espanhol Marevick Viñales (Aprilia) a ser segundo, a 0,082 segundos, e o também espanhol Jorge Martin (Ducati) em terceiro, a 0,106.

Já Miguel Oliveira vai partir do 15.º lugar, depois de não ter ido além do quinto melhor tempo na primeira sessão de qualificação (Q1), com 1.38,385 minutos, falhando, assim, a presença na Q2, na qual o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), atual bicampeão de MotoGP, terminou em quarto lugar, com 1.37,922.

Destaque ainda para o sétimo lugar (1.38,138 minutos) obtido pelo espanhol Pedro Acosta (Gas Gas), estreante na categoria rainha, que ficou imediatamente à frente do compatriota Marc Márquez (Ducati), seis vezes campeão de MotoGP, que completou a sua volta mais rápida em 1.38,147 minutos.

Depois de concluída a qualificação, os pilotos da principal categoria do Mundial de velocidade enfrentam, ainda, a corrida sprint (12 voltas), a partir das 15:00, novidade introduzida na temporada passada no campeonato.

Em Moto2, o espanhol Manuel González (QJMotor) fixou o melhor tempo em 1.41,716 minutos, seguido do italiano Tony Arbolino (ELF Marc), que ficou a 0,115 segundos, e do espanhol Alonso Lopez (Speed Up), terceiro mais veloz, a 0,167.

Nas Moto3, o australiano Joe Kelso (BOE) foi o mais rápido nos treinos livres, ao completar a sua volta mais rápida em 1.47,175 minutos, com o espanhol Jose Rueda (KTM) a 0,147 segundos, na segunda posição, e o colombiano David Alonso (Aspar), que, na sexta-feira, tinha sido o mais rápido, em terceiro, a 0,311.

Miguel Oliveira é o único português a competir no Mundial de velocidade e chega a Portimão, onde já venceu em 2020, na 15.ª posição da competição, com um ponto conseguido na prova de abertura, no Qatar.

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP, segunda de 21 provas do mundial, disputa-se até domingo no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas marca presença em treino do campeão nacional de Boccia

O presidente André Villas-Boas marcou presença no treino desta terça-feira do novo campeão nacional David Araújo. Na sessão de treino de Boccia estiveram também os atletas da modalidade.

Chicotada psicológica na Primeira Liga

Álvaro Pacheco estará de saída do comando técnico do Vitória de Guimarães, avança o Record.

FC Porto: Bilhetes para Braga já se encontram à venda online

SC Braga-FC Porto, da 34.ª jornada, está marcado para sábado às 20h30.