Rim de porco transplantado pela primeira vez para um paciente vivo

Rim de porco transplantado pela primeira vez para um paciente vivo
AFP
| Mundo
Porto Canal/ Agências

Cirurgiões transplantaram pela primeira vez num doente vivo o rim de um porco geneticamente modificado, anunciou esta quinta-feira o Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

O doente, de 62 anos, sofre de insuficiência renal crónica e está a recuperar bem da operação feita no sábado passado, segundo um comunicado do hospital.

A equipa hospitalar espera que o rim de porco funcione durante pelo menos dois anos.

O homem já tinha recebido em 2018 um transplante de rim humano, mas teve de retomar a diálise em maio do ano passado e surgiram complicações.

Rins de porcos geneticamente modificados já tinham sido transplantados e funcionaram em pessoas em estado de morte cerebral.

Doentes vivos já receberam um transplante de coração de porco geneticamente modificado, mas acabaram por morrer.

As modificações genéticas são feitas para reduzir o risco de rejeição do órgão transplantado, uma vez que o sistema imunitário do doente tende a atacar o órgão estranho.

Graças à tecnologia de edição genética CRISPR-Cas9, certos genes do porco foram removidos e genes humanos foram acrescentados para diminuir esse risco de rejeição.

 

De acordo com o Hospital Geral de Massachusetts, cientistas inativaram retrovírus do porco para eliminar o risco de infeção do doente após o transplante.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.