Há um novo apoio para fixar os jovens na região Norte 

Há um novo apoio para fixar os jovens na região Norte 
CIM Tâmega e Sousa
| Norte
Porto Canal / Agências

Dez regiões europeias, entre as quais o Norte e os Açores, foram esta quarta-feira selecionadas por Bruxelas para receberem o apoio de um mecanismo que pretende atenuar efeitos de alterações demográficas como a fuga da população mais jovem e qualificada.

Numa nota esta quarta-feira divulgada, a Comissão Europeia (CE) anunciou que foram selecionadas 10 regiões de oito países para integrar o segundo pilar do Mecanismo de Reforço de Talentos, entre as quais a Região Norte e a Região Autónoma dos Açores, em Portugal, e as regiões de Nord-Vest (na Roménia), Castela e Leão e Estremadura (em Espanha), Campânia (em Itália), Centre-Val de Loire (em França), Pohjois-Savo (na Finlândia), Tessália (na Grécia) e Banská Bystrica (na República Eslovaca).

Segundo a Comissão Europeia, o apoio será prestado no âmbito do ‘Pilar 2’ do Mecanismo de Reforço de Talentos, criado no ano passado para regiões em risco de cair numa "armadilha de desenvolvimento de talentos", por enfrentarem o abandono por parte dos jovens, “o que leva a um declínio da população em idade ativa, a um baixo número de licenciados universitários e do ensino superior e a dificuldades em reter talentos”.

Estas 10 regiões vão beneficiar “de análises pormenorizadas, recomendações políticas e planos de ação adaptados para enfrentarem os seus desafios demográficos e territoriais específicos, com o apoio de aconselhamento especializado da OCDE”, destacou a CE.

As regiões escolhidas responderam à publicação pela CE, em dezembro de 2023, de um convite à manifestação de interesse e as suas necessidades e motivação para receberem apoio especializado foi depois analisado por um comité de peritos da Comissão.

O Mecanismo de Reforço de Talentos é constituído por oito pilares e apoia as regiões da União Europeia “afetadas pelo declínio acelerado da sua população em idade ativa na formação, retenção e atração de pessoas com as competências necessárias para atenuar o impacto da transição demográfica”, explicou a Comissão.

No âmbito do 'Pilar 1' do Mecanismo de Reforço de Talentos, 10 regiões, que já se encontravam numa "armadilha de desenvolvimento de talentos", foram selecionadas em novembro de 2023 para receberem um projeto-piloto que lhes dará a assistência técnica para desenvolverem um plano abrangente e personalizado que identifique projetos relevantes para formar, atrair e reter trabalhadores qualificados.

Entre as regiões selecionadas, com base num concurso público, para este primeiro pilar está o Alentejo e também Champagne-Ardenne (França), Dél-Dunántúl (HU), Kontinentalna Hrvatska (Croácia), Lódzkie (Polónia), Peloponeso (Grécia), Apúlia (Itália), Saxonia-Anhalt (Alemanha), Vest (Roménia), Yugoiztochen (Bulgária).

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.