Atenção Gaienses. Polícia alerta para burla com falsas multas de estacionamento

Atenção Gaienses. Polícia alerta para burla com falsas multas de estacionamento
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal / Agências

A Polícia Municipal de Vila Nova de Gaia alertou esta terça-feira para eventuais tentativas de burla com multas falsas, isto depois de ter constatado que estão a ser colocados avisos semelhantes a multas em veículos estacionados no concelho.

"Fomos alertados por um cidadão que ao ver a suposta multa indignou-se por considerar que não estava em infração e nos ligou antes de pagar. Se pagasse, o dinheiro iria para parte incerta e ele teria sido burlado”, descreveu à Lusa o comandante da Polícia Municipal de Gaia, Telmo Moreira.

O responsável adiantou que foram colocadas patrulhas na rua a verificar se existem “multas fraudulentas” espalhadas pelos veículos e está a ser lançado um alerta para que “as pessoas tenham cuidado com estes papéis, desconfiem, denunciem e, principalmente, não paguem nada”.

Em causa estão avisos que parecem documentos de notificação de infração idênticos aos emitidos por empresas concessionárias de estacionamento.

Na falsa multa aparece uma referência multibanco e é oferecido 50% de desconto se o suposto valor da infração for pago em 24 horas.

O papel tem dados para pagamento através de multibanco, algo que não acontece nas verdadeiras coimas da Polícia Municipal que são, aliás, passadas à mão.

As imagens de uma multa fraudulenta detetada hoje e que aparece como tendo sido passada às 00:30 na Rua Trás Vila Nova de Gaia e a de um talão de multa verdadeira estão a ser partilhadas nas redes sociais da Polícia Municipal e do Município.

Em comunicado, a Câmara de Gaia apelou “a todos os cidadãos que estejam sempre atentos a este tipo de fraude” e que “não façam qualquer pagamento sem confirmar a legitimidade do documento”, denunciando estas situações às autoridades.

À Lusa, o Telmo Moreira adiantou que a situação já foi comunicada às autoridades judiciais para abertura de inquérito.

“Mas o que nos importava era estancar ao máximo esta situação. Um cidadão que se conforme com a suposta autuação, ou um cidadão estrangeiro, possivelmente vai pagar logo e perde-se o rasto ao dinheiro”, insistiu o comandante.

Telmo Moreira contou que este tipo de burla já aconteceu em outras cidades e que, após fazer uma busca simples através da plataforma ‘online’ de pesquisa Google, se concluiu que os indicativos que estão no papel encontrado em Gaia são iguais ou semelhantes aos das burlas conhecidas como ‘Olá pai/olá mãe’, um tipo de esquema fraudulento que acontece por mensagem escrita, sobretudo através da aplicação 'WhatsApp'.

Sobre este tipo de burla, no início de fevereiro a PSP revelou que em janeiro recebeu 260 denúncias relativas ao ‘Olá pai/olá mãe’ e registou mais de 360 crimes de burla informática e comunicações.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.