Viseu tem uma nova casa de abrigo para mulheres idosas vítimas de violência doméstica

Viseu tem uma nova casa de abrigo para mulheres idosas vítimas de violência doméstica
| Norte
Porto Canal/Agências

A Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) tem duas novas estruturas residenciais destinadas a mulheres idosas, uma promessa governativa inaugurada esta segunda-feira e que contempla 80 vagas.

Em comunicado, o gabinete da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, dá conta de que se trata de um “reforço da resposta e apoio às mulheres idosas, frequentemente menos visíveis no sistema de prevenção e proteção de vítimas de violência doméstica”.

As duas estruturas residenciais têm, no total, 80 vagas, estando uma no distrito de Setúbal e a outra no distrito de Viseu.

“Trata-se de uma iniciativa – prometida pela tutela – que resulta de uma colaboração entre diversas áreas do Governo, (…) com o propósito de criar a resposta e o apoio às mulheres idosas, frequentemente menos visíveis no sistema de prevenção e proteção de vítimas de violência doméstica”, lê-se no comunicado.

A iniciativa junta várias áreas do Governo, entre o gabinete dos Assuntos Parlamentares, a tutela da Igualdade e Migrações, e os gabinetes da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e a secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, a inaugurarem, esta segunda-feira, estas duas casas de abrigo.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.