Uma viagem a bordo do Celta, o comboio que liga Porto e Galiza

Uma viagem a bordo do Celta, o comboio que liga Porto e Galiza
| Norte
Porto Canal

A viagem a bordo do Comboio Celta foi feita numa agitada manhã de Inverno. O percurso, do Porto até à cidade espanhola de Vigo, é feito na ligação que conta já com mais de dez anos de existência. Pelo caminho, dezenas de pessoas entravam e saíam em direção aos seus destinos. Cruzamo-nos com meia dúzia de testemunhos que percorrem aqueles quilómetros, diariamente.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Eu utilizo este comboio, porque estudo em Viana e sou de Famalicão e é mais rápido e mais cómodo, não para em tantas paragens e é mais barato, não é um meio de transporte caro”, disse o jovem estudante a meio do percurso.

Outra passageira, residente em Viana do Castelo, também aponta largas vantagens.

“Venho de Campanhã para Viana. Eu comecei a vir para aqui, para o Porto, porque sou de Viana, há cinco anos, e é o que me dá mais jeito. Fica mais barato”, afirma a utilizadora com os olhos postos para o exterior do comboio.

A comodidade, rapidez e o baixo preço de bilhete de transporte são as três vantagens que os passageiros apontam ao Comboio Celta.

Apesar das opiniões positivas, há utilizadores que se queixam da escassa oferta de ligações entre as duas cidades vizinhas.

Em meados de outubro, a CP assegurou à Agência Lusa que “não está prevista”, no “curto prazo, qualquer alteração da oferta comercial” do comboio Celta entre Porto e Vigo, embora esteja a monitorizar “a evolução da procura”, que em 2022 superou os 110 mil passageiros.

Até ao momento, existem apenas duas ligações por dia, com partidas do Porto – Campanhã às 8h13 e às 19h10, e com partidas de Vigo às 8h58 e às 19h56.

O Comboio Celta, é operado pela CP, juntamente com a Renfe, faz paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine. As operações arrancaram em julho de 2023.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.