FC Porto (Basquetebol): A Taça de Portugal vem para o Porto. Crónica de jogo

FC Porto (Basquetebol): A Taça de Portugal vem para o Porto. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto venceu o Benfica (81-78) na final e conquistou o troféu pela 15.ª vez na história

Exatamente cinco anos de pois, o FC Porto voltou a conquistar a Taça de Portugal no basquetebol. Neste domingo, em Viana do Castelo, o FC Porto superou o Benfica num clássico emocionante, venceu por 81-78 e ergueu o troféu pela 15.ª vez na história.

O primeiro período mostrou desde logo para o que ia o FC Porto, pois os Dragões impuseram um parcial de 27-11 nos 10 minutos iniciais. Com Anthony Barber (20 pontos) imparável durante a etapa inicial, os azuis e brancos souberam responder à reação do Benfica e nunca deixaram que a vantagem baixasse da casa das dezenas, pelo que não surpreende que tenham chegado ao intervalo a vencer por 49-36.

O descanso fez muito melhor ao Benfica do que ao FC Porto e os lisboetas reentraram com a pontaria mais afinada, em claro contraste com os Dragões, por isso é que a vantagem diminuiu para apenas um ponto à entrada para os derradeiros 10 minutos do tempo regulamentar (62-61). Os instantes finais foram emocionantes, mas o FC Porto teve sangue frio suficiente para se manter na frente até ao soar da buzina e regressa a casa com mais uma Taça de Portugal.

Anthony Barber (24 pontos, 4 ressaltos e 7 assistências) foi eleito o MVP da final, mas os companheiros de equipa Aaron Harrison (20 pontos), Charlon Kloof (17 pontos) e Cleveland Melvin (12 pontos) também estiveram em excelente plano no coletivo portista

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado (15h00, A Bola TV), no Pavilhão Desportivo de Albufeira, frente ao Imortal, em jogo da 18.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 78-81
Taça de Portugal, Final 4, final
17 de março de 2024
Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo

Árbitros: Fernando Rocha, Sérgio Silva e Tiago Perdigão

BENFICA: Toney Douglas (11), Aaron Broussard (13), José Silva (4), Makram Romdhane (8) e Terrell Carter (10)
Suplentes: Eduardo Francisco, José Barbosa, Thomas Drechsel (29), Diogo Gameiro (3), Betinho Gomes, Sérgio Silva e Daniel Relvão
Treinador: Norberto Alves

FC PORTO: Anthony Barber (24), Charlon Kloof (17), Aaron Harrison (20), Cleveland Melvin (12) e Miguel Queiroz (2)
Suplentes: Miguel Maria, João Guerreiro, Apolo Caetano, Nuno Sá, Phil Fayne e Ricardo Monteiro
Treinador: Fernando Sá

Ao intervalo: 36-49
Parciais: 11-27; 25-22; 25-13; 17-19

+ notícias: Desporto

Reviravolta épica em Madrid. Real marca presença em 18.ª final da Champions

O Real Madrid venceu esta quarta-feira o Bayern de Munique na meia-final da Liga dos Campeões com dois golos tardios. O clube espanhol garante assim presença na 18.ª final da história do emblema na competição.

Tudo sobre a final da Champions: as equipas, os percursos e a história

A final da Liga dos Campeões 2023/2024 vai colocar frente a frente a equipa mais titulada de sempre da competição e um emblema que não põe as mãos na “orelhuda” desde 1997. Real Madrid e Borussia Dortmund vão subir ao relvado a 1 de junho de 2024, no Estádio Wembley, em Londres, com um único objetivo: tornar-se campeão de clubes da Europa.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.