Donos de lar ilegal detidos por trancarem idosos em Matosinhos

Donos de lar ilegal detidos por trancarem idosos em Matosinhos
| Norte
Porto Canal

Um casal foi preso sob suspeita de cometer maus-tratos e manter idosos em condições precárias numa arrecadação, em Matosinhos.

De acordo com o Jornal de Notícias, foram encontrados quatro idosos escondidos numa arrecadação de um lar ilegal, em Perafita, Matosinhos, numa tentativa de evitar a fiscalização realizada esta sexta-feira pela GNR e Segurança Social.Um casal foi detido sob suspeita de cometer maus-tratos e pode enfrentar acusações adicionais relacionadas ao sequestro dos idosos.

A moradia já tinha sido sinalizada, em 2020, como lar ilegal. Na altura, foram retirados dali os respetivos utentes e foi dada ordem de fecho imediato do lar, não licenciado. Porém, a proprietária da casa, de 43 anos, e o seu companheiro, de 56, não demoraram muito para acolher novos utentes. E uma segunda denúncia chegou, recentemente, às autoridades, citado pelo jornal.

Esta sexta feira pela manhã, membros da GNR do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas do Porto e funcionários da Segurança Social dirigiram-se ao lar ilegal em Perafita, porém, não receberam resposta ao bater à porta. Após contato telefónico, a proprietária afirmou não estar presente, mas comprometeu-se a mostrar a residência na tarde do mesmo dia. Entretanto, durante o horário do almoço, a proprietária informou que já tinha retornado ao local.

Segundo o jornal, quando os militares e técnicos entraram na moradia, encontraram apenas uma idosa acamada. No entanto, a presença de várias camas no local levantou suspeitas.

Posteriormente, foram encontrados três idosos sentados em cadeiras numa arrecadação, sozinhos e sem cuidados durante todo o período da inspeção, tendo sido encaminhados para lares certificados pela Segurança Social, enquanto os outros dois foram acolhidos por familiares que se dirigiram a Perafita durante a fiscalização para entender a situação, citado pelo jornal.

 

O casal foi detido sob suspeita de maus-tratos e passou a noite na prisão da GNR da Maia. Este sábado, um juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Porto interrogou os acusados e decidiu libertá-los, com a condição de que se apresentem quinzenalmente às autoridades e proibiu-os de contactar as vítimas.

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.