As imagens impressionantes do vulcão em erupção na Islândia

As imagens impressionantes do vulcão em erupção na Islândia
| Mundo
Porto Canal / Agências

Um vulcão entrou em erupção no sudoeste da Islândia, na noite de sábado, pela quarta vez em três meses, obrigando à retirada de cerca de 700 pessoas de uma das principais atrações turísticas do país.

 

 

O Gabinete Meteorológico da Islândia (Vedur em islandês) registou cerca de 80 sismos antes do início da erupção, que abriu uma fissura na terra com cerca de três quilómetros de comprimento entre as montanhas Stóra-Skógfell e Hagafell, na península de Reykjanes.

Há semanas que o Vedur vinha a alertar que o magma – rocha semifundida – se estava a acumular no subsolo, tornando provável uma erupção.

Cerca de 700 pessoas foram retiradas do spa termal Lagoa Azul, uma das principais atrações turísticas da Islândia, quando a erupção começou, informou a televisão nacional islandesa RUV.

Até ao momento a erupção não causou qualquer problema nos voos de e para Keflavik, o principal aeroporto da Islândia.

O local da erupção fica a poucos quilómetros a nordeste de Grindavik, uma vila de pescadores de cerca de quatro mil habitantes, alguns dos quais tiveram de ser retirados de casa no sábado devido a esta erupção.

Citado pela RUV, o geofísico Magnús Tumi Guðmundsson disse que esta é a mais forte das quatro erupções registadas em três meses.

O Vedur disse que parte da lava estava a correr em direção às barreiras defensivas estabelecidas ao redor de Grindavik, uma vila costeira a cerca de 50 quilómetros (30 milhas) a sudoeste da capital da Islândia, Reiquiavique.

Todos os residentes de Grindavik foram retirados em 11 de novembro, depois de centenas de terramotos danificarem edifícios e abrirem enormes fissuras nas estradas, e só foram autorizados a regressar a casa há menos de um mês.

O futuro da vila é incerto e o Governo islandês apresentou, entretanto, um projeto de lei que permitiria aos residentes vender as casas a uma empresa estatal.

A Islândia abriga 33 sistemas vulcânicos ativos, o número mais elevado da Europa. O país está localizado na Dorsal Meso-Atlântica, uma fenda no fundo do oceano que separa as placas tectónicas da Eurásia e da América do Norte e causa sismos e erupções.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.