Câmara diz que não há "motivo para alarme" sobre alimentação dos alunos de Braga

Câmara diz que não há "motivo para alarme" sobre alimentação dos alunos de Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

A vereadora da Educação na Câmara de Braga, Carla Sepúlveda, afirmou esta sexta-feira que “não há motivo para alarme” em relação a eventuais carências alimentares dos alunos das escolas do concelho.

Falando na reunião do executivo para responder a um alerta deixado na sessão anterior pelo vereador da CDU, Carla Sepúlveda disse que contactou com os responsáveis dos agrupamentos e com os demais parceiros envolvidos na questão das refeições escolares e que não recebeu “relatos concretos” que a tivessem deixado preocupada.

“Não há motivo para alarme nem matéria que nos permita deduzir que seja verdadeiro [o exposto pelo vereador d CDU]”, referiu.

Na anterior reunião do executivo, o vereador da CDU na Câmara de Braga, Vítor Rodrigues, alertou para o alegado aumento do número de alunos do concelho que só conseguirá ter uma alimentação “decente” na escola, dada a carência económica dos respetivos agregados familiares.

Vítor Rodrigues disse que aquela preocupação lhe foi transmitida numa reunião com a Federação das Associações de Pais do concelho de Braga.

“A segunda-feira é o dia em que menos comida sobra nas cantinas, e este é um sinal claro de uma situação social que se agrava”, referiu.

Para o comunista, “a única refeição decente” que muitos alunos conseguem ter poderá ser na escola.

“Em casa não conseguem e, por isso, à segunda-feira têm mais fome”, apontou, dando ainda conta de um crescimento “muito significativo” do número de alunos reportados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Admitiu que isto pode ser o reflexo da evolução negativa da situação económica das famílias, designadamente resultante da subida dos preços da habitação e pediu à câmara para prestar atenção a esta realidade, em articulação com os agrupamentos de escolas.

Esta sexta-feira, a vereadora da Educação desdramatizou a situação e disse que a questão das sobras maiores ou menores poderá ter a ver com o facto de os alunos gostarem menos ou mais da refeição.

“Há dias, como a segunda-feira, em que os alunos, por gostarem mais da comida, têm tendencialmente o hábito de comer mais. À terça, que é peixe, normalmente é ao contrário”; referiu.

O vereador da CDU disse que, mesmo assim, “não ficaria tão seguro” como Carla Sepúlveda e aconselhou a que se reúnam “todos os elementos objetivos” para aferir da acuidade ou não da situação.

“A ausência de prova não é prova de ausência”, referiu.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.