Vila do Conde quer atrair mais jovens para a arte da construção naval em madeira

Vila do Conde quer atrair mais jovens para a arte da construção naval em madeira
Foto: Câmara Municipal de Vila do Conde
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Vila do Conde, no distrito do Porto, quer incentivar os jovens a apreenderem a arte da construção naval em madeira, considerando que esta secular atividade no concelho continua a ser economicamente viável.

“A maior parte da frota pesqueira portuguesa ainda é de madeira e necessita de manutenção, conservação e substituição. Esta é uma indústria de futuro e Vila do Conde tem uma tradição e um legado nesta arte que precisa de ser mantida e transmitida para os mais jovens”, disse Vítor Costa, presidente da Câmara vila-condense

O autarca partilhou esta convicção na apresentação pública do novo Centro de Artes Náuticas de Vila do Conde (CDAN), um projeto de intervenção cultural e dinamização socioeconómica, com a missão de estudar, a investigar e divulgar as temáticas associadas às técnicas de construção e reparação naval de madeira de Vila do Conde.

“Além de preservar esta memória, estamos a projetá-la para o futuro, contribuindo não só para a preservação cultural e identitária desta arte, mas também para a educação e formação dos futuros profissionais da construção naval. Estamos a criar condições para que os jovens possam enveredar por esta atividade”, completou Vítor Costa.

O CDAN de Vila do Conde contempla três polos, com uma área oficinal e centro formativo de construção naval de madeira, no centro da cidade, que foi inaugurado esta sexta-feira, a réplica da nau quinhentista que está fundeada na zona ribeirinha, e a alfândega régia de Vila do Conde, que já serve como núcleo museológico e pedagógico.

É nestes três espaços que a divulgação e formação desta atividade irão desenvolver-se, em pareceria com profissionais das empresas de estaleiros navais que continuam a operar na cidade, fazendo com que arte possa perdurar e até ser potenciada com uma vertente turística.

“O museu da alfândega régia recebe, atualmente, cerca de 40.000 visitantes por ano, e esperamos que rapidamente atinja a centena de milhar. A construção naval pode também ter essa vertente turística que ajude a promover e a atrair mais gente para o concelho”, completou Vítor Costa.

A iniciativa conta ainda com uma vertente tecnológica, pois irá recolher e digitalizar documentos, manuais e outros livros que transmitam informações sobre esta arte, mas também irá guardar e arquivar ferramentas e utensílios usados por antigos artesões na construção naval em Vila do Conde.

O projeto impulsionado e gerido pela Câmara vila-condense recebeu um financiamento de 450 mil euros, através do EEA Grants, fundo atribuído pelos estados da Islândia, o Liechtenstein e Noruega, com o intuito de cooperação económica, social e cultural com países da União Europeia, nomeadamente com Portugal.

A Noruega foi o país que mais contribuiu para este projeto em particular, promovendo uma troca de experiências e conhecimentos sobre a construção naval em madeira, através de um intercâmbio de artesões dos dois países.

A autarquia de Vila do Conde pretende que este projeto, tanto na preservação, com na divulgação e formação, continue a crescer e não descarta aproveitar outras oportunidades de financiamento comunitário e nacional.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.