BE Aveiro preocupado com interrupção do transporte fluvial para São Jacinto

BE Aveiro preocupado com interrupção do transporte fluvial para São Jacinto
| Norte
Porto Canal/Agências

O Bloco de Esquerda manifestou esta sexta-feira preocupação com a interrupção do transporte fluvial de São Jacinto, em Aveiro, exigindo alternativas.

A ligação fluvial entre o forte da Barra, em Ílhavo, e São Jacinto, em Aveiro, foi interrompida na quarta-feira, por tempo indeterminado, devido ao afundamento da ponte-cais onde o ‘ferry’ elétrico atraca no forte da Barra.

“Esta situação acontece depois de várias interrupções pontuais, ao longo das últimas semanas, devido a avarias e falhas técnicas no ‘ferry’ Salicórnia, a que se somam inúmeras supressões de carreiras e paragens sem avisos prévios à população”, refere o BE, em comunicado.

Para o BE, “as medidas de mitigação da autarquia são manifestamente inadequadas e insuficientes” e “não é viável que as populações de São Jacinto tenham como alternativa um autocarro sobrelotado”.

O partido defende que, além do aumento de carreiras, seja implementada uma lancha direta entre São Jacinto e Aveiro, junto da antiga lota ou ao terminal sul do Porto de Aveiro.

A estrutura bloquista lembra que “em 2021 o executivo camarário inaugurou uma requalificação da lancha "Dunas de São Jacinto", precisamente com esse intuito, em plena pré-campanha eleitoral”.

“No entanto, esta nunca operou de forma consolidada por razões que nunca foram tornadas públicas”, conclui o BE.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara, Ribau Esteves, referiu que a ponte-cais começou a afundar na terça-feira, sem causar danos ao ‘ferry’ elétrico Salicórnia, que entrou ao serviço há cerca de um mês.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.