Câmara de Aveiro cria nova empresa municipal para o parque de feiras e extingue AveiroExpo

Câmara de Aveiro cria nova empresa municipal para o parque de feiras e extingue AveiroExpo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Aveiro vai constituir uma nova empresa municipal para gerir o Parque de Feiras e Exposições e extinguir a atual AveiroExpo, de acordo com uma decisão aprovada na quinta-feira.

O capital social da nova empresa, de 150 mil euros, é realizado em 90% pela Câmara de Aveiro e os restantes 10% pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Na empresa atual que vai ser extinta era a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) a parceira da Câmara Municipal de Aveiro no capital social.

A AveiroExpo acumulou prejuízos nos anos de 2012 e 2013, impondo-se legalmente a sua dissolução, por imperativo legal, que agora vai ser cumprido.

Segundo nota de imprensa da autarquia, consultado o Tribunal de Contas, foi tomada a opção da transição direta da gestão do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro da AveiroExpo M.E. para uma nova empresa.

“O executivo municipal deliberou aprovar a constituição da empresa local Aveiro ParqueExpo, Empresa Municipal, Sociedade Anónima”, incluindo os respetivos estatutos e demais documentação”, informa a mesma fonte.

A justificação para a criação de uma nova empresa municipal, em vez de internalizar os serviços como a câmara fez com outras empresas municipais que extinguiu, está na sua viabilidade.

Comprova-a os relatórios de contas dos últimos anos da AveiroExpo, com exceção dos anos de 2020 e 2021, por força do impacto da pandemia de covid-19, alega o executivo liderado por Ribau Esteves.

A decisão é ainda fundamentada num estudo técnico que “avalizou a viabilidade económico-financeira e a racionalidade económica, tendo identificado ganhos de qualidade, através de uma entidade empresarial”.

Quanto à nova empresa, a Câmara de Aveiro vai apostar também na realização de eventos culturais no "Parque de Feiras e Exposições de Aveiro".

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.