Matosinhos recolheu 12 mil rolhas de cortiça... e agora vai plantar 254 árvores

Matosinhos recolheu 12 mil rolhas de cortiça... e agora vai plantar 254 árvores
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, vai plantar 254 árvores autóctones após a recolha de mais de 12 mil rolhas de cortiça em restaurantes aderentes ao projeto “Rolha a Rolha, Semeie a Recolha”.

Na sua página oficial, a autarquia explica que Matosinhos é um dos cinco municípios aderentes ao “Rolha a Rolha, Semeie a Recolha”, um projeto desenvolvido desde 2021 em parceria com a Lipor e a Quercus para incentivar a reciclagem da cortiça.

As rolhas recolhidas porta-a-porta em restaurantes, hotéis, cafés e padarias são transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, caiaques de alta competição, raquetes de badminton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões e peças de design e de moda, revela.

Por cada 50 rolhas recolhidas é plantada uma árvore autóctone, sendo que as primeiras foram simbolicamente plantadas na zona envolvente ao monumento do Senhor do Padrão, nas proximidades de uma das principais artérias do setor da restauração do concelho de Matosinhos.

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.