O que é e como se transmite a hepatite A?

O que é e como se transmite a hepatite A?
| País
Porto Canal

A hepatite A é uma “inflamação do fígado” causada pelo vírus da hepatite a (HAV), segundo a Organização Mundial de Saúde. A doença, ao contrário da hepatite B e C, não é crónica, mas pode causar sintomas debilitantes e, ainda que raramente, causar insuficiência renal, que pode ser fatal.

A forma mais habitual de transmissão acontece quando uma pessoa ingere comida ou água contaminada pelas fezes de alguém infetado. A OMS escreve que a doença está associada a consumos inseguros de água e comida, saneamento inadequado, má higiene pessoal e sexo oral-anal.

O período de incubação é, geralmente, de 14 a 28 dias. Os sintomas podem variar entre ligeiros e graves, e podem incluir febre, indisposição, perda de apetite, diarreia, náuseas, desconforto abdominal.

Os sintomas são mais frequentemente sentidos por adultos. As crianças, principalmente as com idades abaixo de seis anos, não são praticamente afetadas.

Não existe um tratamento específico para a hepatite A. A recuperação pode ser lenta e demorar entre semanas e meses. Não é necessária a pessoa ser hospitalizada excetuando em casos de insuficiência renal.

Existem várias vacinas para a hepatite A disponíveis em todo o mundo.

De acordo com a OMS, a hepatite A surge esporadicamente, com uma tendência para ocorrências cíclicas.

Esta terça-feira, a DGS reportou um surto de 23 casos em Portugal, a maioria homens entre os 20 e 49 anos.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.