Presidente da Câmara de Torre de Moncorvo eleito deputado do PSD deixa cargo quando tomar posse

Presidente da Câmara de Torre de Moncorvo eleito deputado do PSD deixa cargo quando tomar posse
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, o social-democrata Nuno Gonçalves, foi eleito deputado pelo círculo de Bragança nas eleições de domingo, garantindo que vai assumir as funções "logo que haja condições para o efeito".

“Vou assumir as funções de deputado logo que haja condições para o efeito. Hoje retomei funções como presidente da câmara”, explicou o ainda autarca social-democrata do distrito de Bragança.

O presidente da Câmara de Moncorvo, Nuno Gonçalves, número dois da coligação Aliança Democrática (AD) às legislativas por Bragança, suspendeu o mandato no dia 22 de janeiro, sendo substituído pelo vice-presidente, José Meneses.

No rescaldo das eleições legislativas de domingo, Nuno Gonçalves disse à agência Lusa que a AD recuperou o deputado perdido em 2022 para o PS.

O ainda autarca salientou o facto de que a AD venceu em 11 dos 12 concelhos do distrito de Bragança e destacou que este foi o único círculo eleitoral a nível nacional onde o Chega não elegeu deputados.

Nuno Jorge Rodrigues Gonçalves, de 52 anos, advogado de profissão, licenciou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, sendo também mestre em Gestão Autárquica.

Ocupa desde 2013 o cargo de presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, tendo sido eleito para este terceiro e último mandato com maioria.

Logo que tome posse como deputado, Nuno Gonçalves será substituído em definitivo pelo atual vice-presidente da câmara, o também social-democrata José Meneses.

Nuno Gonçalves é ainda vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, presidente da Associação de Municípios do Douro Superior, presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios do Baixo Sabor e membro do Conselho Nacional dos Autarcas Social Democratas.

A Aliança Democrática (AD) venceu no distrito de Bragança com 40,01% dos votos e recuperou o deputado perdido em 2022. O PS ficou em segundo lugar, com 29,64% das votações.

Segundo os resultados oficiais, nas eleições de domingo e com o total das 226 freguesias dos 12 concelhos apuradas, a coligação que junta PSD/CDS-PP/PPM ficou à frente com mais 7.539 votos e elegeu dois deputados dos três deputados do distrito de Bragança, numa região tradicionalmente de direita. O PS elegeu um, ao passo que em 2022 tinha conseguido dois..

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Arranca esta quinta-feira a segunda edição da Bienal de arte e tecnologia INDEX em Braga

Braga recebe a partir desta quinta-feira a segunda edição da bienal INDEX, que até dia 19 vai apresentar cerca de 50 propostas artísticas que vão do japonês Ryoji Ikeda ao vencedor do prémio Turner Lawrence Abu Hamdan.