CDU valoriza participação e realça “sinal de vitalidade” da democracia

CDU valoriza participação e realça “sinal de vitalidade” da democracia
| Política
Porto Canal/Agências

A Coligação Democrática Unitária (CDU, que junta PCP e PEV) salientou este domingo a participação dos portugueses nas eleições legislativas, valorizando as projeções da afluência às urnas como um “sinal de vitalidade” da democracia.

“Em primeiro lugar, para valorizar a participação dos eleitores neste importante momento da nossa vida democrática, dando assim expressão concreta aos valores de Abril, o que é tanto mais significativo no ano em que comemoramos os 50 anos do 25 de Abril”, afirmou Manuel Rodrigues, membro da comissão política do Comité Central do PCP.

Numa primeira reação, após serem conhecidas as projeções da taxa de abstenção - nas quais a RTP avançou às 19h00 uma previsão de abstenção de 32% a 38%, a SIC com 35,5% a 40,5% e a TVI/CNN entre os 40,5% e os 46,5% -, o dirigente comunista realçou o quanto “é importante este sinal de vitalidade” da vida democrática no exercício de “um direito que tanto custou a conquistar”.

Por último, Manuel Rodrigues enalteceu a campanha da CDU assente no trabalho de milhares de “candidatos, ativistas, amigos da CDU” envolvidos no “contacto direto” e na “dinâmica de massas” junto da população, procurando “o esclarecimento” e “evitando o ‘show-off’”.

“Ao ter esta expressão de participação vem confirmar, como se verificou, um elevado nível de participação neste ato, que muito valorizamos e valorizamos tanto mais o quanto ele traduz de confiança, que foi o estado de espírito com que a CDU procurou estar sempre neste ato eleitoral. Para nós, a confiança é um elemento decisivo no nosso combate”, concluiu.

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), estavam inscritos para votar 10.819.122 eleitores.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.

Concorreram a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.