"Seria um excelente resultado o Chega eleger sete deputados esta noite", afirma Rui Afonso

| Política
Porto Canal com Lusa

O deputado do Chega Rui Afonso comentou no início da noite deste domingo os números já lançados da abstenção justificados, ano seu ponto de vista, pela sede de mudança. O deputado declarou que seria um resultado excelente se o Chega elegesse sete deputados no Porto esta noite.

Em declarações ao Porto Canal, Rui Afonso justificou a queda dos números de abstenção devido à “sede de mudança” política, num país que vive “à 50 anos de bipartidarismo” que “acabam por ser anos de mais do mesmo”.

O Porto vai eleger 40 deputados na noite deste domingo.

Rui Paulo Sousa "extremamente satisfeito"

O dirigente do Chega Rui Paulo Sousa afirmou que o partido está “extremamente satisfeito” com o aumento da participação nas eleições legislativas e considerou que é a democracia que sai beneficiada.

“Obviamente, estamos extremamente satisfeitos com a adesão que houve, entre 35% e 40%. Creio que é uma das maiores adesões dos últimos 20 anos”, afirmou, numa primeira reação às projeções da abstenção, no hotel onde decorre a noite eleitoral do Chega, em Lisboa.

Rui Paulo Sousa afirmou que, com a descida da abstenção, “beneficia essencialmente a democracia” e considerou que “os portugueses estão de parabéns, acima de tudo, por esta votação”.

“Quantos mais votos, maior está a democracia, maior é a representatividade daqueles que nos elegem a nós políticos”, sustentou.

As projeções das televisões indicam que a abstenção deverá situar-se entre os 32% e os 46,5%.

A RTP avançou às 19:00 uma previsão de abstenção de 32% a 38%, a SIC com 35,5% a 40,5% e a CNN entre os 40,5% e os 46,5%.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), até às 16:00 votaram 51,96% dos eleitores, uma percentagem superior à das últimas legislativas, realizadas em 30 de janeiro de 2022, quando a afluência média às urnas à mesma hora se estimava em 45,66%.

O deputado do Chega saudou todos os portugueses que foram às urnas.

Questionado sobre as razões para a diminuição da abstenção, Rui Paulo Sousa disse que os portugueses estão preocupados e “sentiriam que era seu dever votar e dar uma reposta aos acontecimentos dos últimos anos”.

O adjunto da Direção Nacional recusou pronunciar-se sobre se o partido poderá beneficiar com esta descida da abstenção e salientou que o Chega contribuiu “o máximo possível para tentar esclarecer os portugueses e tentar que a votação fosse o máximo possível”.

“Obviamente que as pessoas, quanto mais esclarecidas estão sobre o que se passa e sobre os programas dos partidos, podem decidir de uma forma mais concreta qual é a sua decisão de voto, e estamos à espera que seja refletida nesta votação”, indicou.

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.