António Costa exerce voto e diz que vai aguardar pelos resultados das eleições como um "jogador que passa para a bancada"

António Costa exerce voto e diz que vai aguardar pelos resultados das eleições como um "jogador que passa para a bancada"
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro demissionário António Costa mobilizou-ser esta manhã às urnas na Escola José Salvado Sampaio, em Lisboa, para exercer o seu direito de voto. Acompanhado pela esposa, Costa ainda teve de aguardar alguns minutos na fila antes de poder depositar o seu voto e depois deu declaraçõe aos jornalistas.

À saída da escola, António Costa saudou todos os que estão a prestar serviço cívico nas mesas de voto e noutras funções este domingo, assim como as forças de segurança.

Logo de seguida, destacou a importância do ato eleitoral deste domingo, sublinhando que estamos a apenas um mês de celebrar os 50 anos do 25 de Abril, e afirmou que "não há melhor forma de celebrar a democracia do que exercendo o direito ao voto". O apelo que eu faço a todas e todos, àqueles que ainda não fizeram, é que votem, escolham, decidam”, afirmou.

Quando questionado sobre como vai passar o dia e aguardar pelos resultados, António Costa comparou-se aos jogadores que passam para a bancada após décadas em campo, revelando que esta seria a primeira vez, em quase 30 anos, que não é candidato.

Questionado sobre a possibilidade de marcar presença no hotel lisboeta onde decorre esta noite eleitoral do PS, o primeiro-ministro afirmou que, em caso de um resultado desfavorável, estará lá para expressar solidariedade, mas se o resultado for positivo, não será necessário o seu comparecimento para celebrar.

António Costa foi também questionado sobre se, conhecendo o que sabe hoje, se teria demitido do cargo de primeiro-ministro, ao que respondeu que existem deveres de consciência que não têm um 'timing' específico. Explicou que tomou a decisão de renunciar às suas funções para proteger as instituições e evitar estar sob suspeição, mas que as decisões subsequentes, como a convocação de eleições, estão para lá do seu controlo e não deve ser reaberta essa discussão.

Descarta candidatura à Presidência da República

Quando questionado sobre uma eventual candidatura à Presidência da República daqui a dois anos, Costa descartou completamente essa possibilidade, afirmando que tem vocação para funções executivas e que as funções presidenciais não correspondem ao seu estilo político.

Acrescentou que, daqui a dois anos, ninguém precisará de se preocupar em votar nele para presidente do Conselho Europeu, enfatizando que o seu futuro pessoal não está em causa neste momento.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.