Pedro Nuno Santos apela à participação em direito “arduamente conquistado”

Pedro Nuno Santos apela à participação em direito “arduamente conquistado”
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, apelou este domingo à participação massiva nas eleições legislativas, para celebrar um direito “arduamente conquistado”, instando a não deixar para os outros a decisão sobre o futuro.

“Hoje é o dia de participação, de apelo a participação dos portugueses, este direito foi arduamente conquistado, nós devemos celebrá-lo, é mesmo o maior dia da nossa democracia”, afirmou Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas após ter votado, perto das 12:00, na Escola Básica de Telheiras, em Lisboa, acompanhado pelo filho.

O secretário-geral do PS instou os portugueses a não “deixar para os outros a decisão sobre o futuro” que querem para o país e disse estar "alegre", "feliz" e "contente" pelo exercício do direito de voto.

Pedro Nuno Santos foi abordado por algumas pessoas que votam no mesmo local, recebendo manifestações de apoio e também contra a sua candidatura.

O líder do PS salientou a importância de transmitir aos mais novos que ainda não podem votar “a importância e a maravilha” do direito a poder escolher quem governa o país.

Questionado sobre o sentimento no seu partido relativamente aos resultados de hoje, Pedro Nuno Santos disse que “as pessoas estão com alegria”.

“Nós somos um partido da democracia, fundador da democracia e, por isso, vivemos este dia sempre com muito entusiasmo”, vincou.

As mesas de voto para as eleições legislativas abriram hoje às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00.

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), podem votar 10.819.122 eleitores. No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais - 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa -, num ato eleitoral que terá um custo a rondar os 24 milhões de euros.

Concorrem a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

Nas legislativas anteriores, em 30 de janeiro de 2022, a taxa de abstenção situou-se nos 48,54%, tendo-se verificado uma descida em relação às legislativas de 2019, nas quais a taxa de abstenção atingiu o número recorde de 51,43%.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.