Autoestradas do Douro Litoral quer estender concessão até 2038 para compensar anos da pandemia

Autoestradas do Douro Litoral quer estender concessão até 2038 para compensar anos da pandemia
| Norte
Porto Canal

A Autoestradas do Douro Litoral (AEDL) planeia prolongar a concessão em três anos e meio, para compensar período pandémico e as perdas envolvidas. A extensão da concessão é vantajosa no processo de venda da empresa, com a Abertis, uma empresa espanhola, a mostrar interesse. A AEDL é concessionária das autoestradas A32, A41 e A43, na Área Metropolitana do Porto.

De acordo com a lei, a compensação financeira devido à pandemia só pode ser feita através de uma prorrogação do contrato, escreve o jornal ECO, que avança com a intenção de extensão do contrato por parte da empresa. A AEDL alega que as perdas sofridas justificam uma extensão de três anos e meio.

No entanto, a decisão final cabe ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e à Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP). Se o pedido for rejeitado, pode seguir para tribunal arbitral.

A concessão do Douro Litoral inclui as autoestradas A32, A41 e A43, na Área Metropolitana do Porto, com uma extensão total de 73,3 quilómetros. A Strategic Value Partners, empresa detentora da AEDL, está a procurar vender a concessão, com a espanhola Abertis a ser um dos principais interessados.

O processo de venda envolve bancos de investimento e outros operadores rodoviários, com o objetivo de concluir a operação durante o verão, com um valor que pode ultrapassar os 400 milhões de euros.

A concessão, inicialmente da Brisa, terminaria em 2034, mas foi adquirida pelos credores em 2021. Em janeiro deste ano, houve um acordo entre a AEDL e o Estado para a renegociação da concessão, substituindo a Brisa pela Ascendi na operação e manutenção das autoestradas.

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Arranca esta quinta-feira a segunda edição da Bienal de arte e tecnologia INDEX em Braga

Braga recebe a partir desta quinta-feira a segunda edição da bienal INDEX, que até dia 19 vai apresentar cerca de 50 propostas artísticas que vão do japonês Ryoji Ikeda ao vencedor do prémio Turner Lawrence Abu Hamdan.