As imagens do frio, gelo e neve que estão a marcar a paisagem do Norte do país

As imagens do frio, gelo e neve que estão a marcar a paisagem do Norte do país
| Norte
Porto Canal

A vaga de frio extremo e neve estão a marcar o início de março, cobrindo algumas regiões do Norte de Portugal por um manto branco. Desde Montalegre a Vila Pouca de Aguiar, passando por Bragança e Cabeceiras de Basto, a população saiu à rua para experienciar o fenómeno.

As previsões meteorológicas indicam que pode nevar nas terras altas do Norte até à próxima segunda-feira, 11 de março. Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão em alerta vermelho devido à queda de neve prevista para a madrugada e manhã deste sábado. Também Bragança e Viseu contarão com o mesmo alerta, a partir das 21 horas e até às 09h de sábado. Aveiro, Coimbra e Porto encontram-se em alerta amarelo ao longo do mesmo período. Está ainda prevista uma acumulação de neve até 20 centímetros em áreas acima dos 800 metros e até 40 centímetros, em zonas superiores aos mil metros de altitude.

Mário Marques, climatologista e especialista em riscos naturais, explica ao Porto Canal que a atual situação meteorológica é “normal, o que não é normal é termos aquele calor que tivemos em janeiro e fevereiro” e que este “poderá ser o maior nevão desde 2018, em termos de área geográfica abrangida”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Será que vai nevar no Porto?

O especialista em clima recorda que a queda de neve era um acontecimento recorrente até aos anos de 2007-2008. “Era normal começar a nevar no Marão, por exemplo, no início de outubro”, altura em que aconteciam “os primeiros nevões”, algo que não tem acontecido desde 2010, o último inverno rigoroso. Mário Marques relembra que janeiro de 2010 foi o último inverno onde se viu cair neve no Porto. Antes desse, apenas nevou em 2008, 2001, 1996, 1987 e 1983. Antigamente, no Porto nevava de “20 em 20 anos, ou de 15 em 15 anos, era mais ao menos essa a decadência”, realça o climatologista.

Quanto à probabilidade do evento meteorológico realizar-se na cidade do Porto, Mário Marques afirma de forma peremptória que não vai nevar na cidade do Porto, nas próximas horas, mas que poderão existir regiões do distrito a ficarem pintadas de branco, tais como Amarante, Baião e Mesão Frio.

A razão está associada à proximidade marítima. “Nova York tem a mesma latitude que o Porto e lá neva muito mais. No Porto, o fluxo sazonal vem do mar e é muito mais ameno, não é tão frio. Para nevar, o frio tem que vir de Espanha”, realça.

O tempo frio no distrito do Porto vai manter-se durante o fim de semana, sendo que só no início da próxima semana é que os termómetros irão registar uma ligeira subida.

 

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Arranca esta quinta-feira a segunda edição da Bienal de arte e tecnologia INDEX em Braga

Braga recebe a partir desta quinta-feira a segunda edição da bienal INDEX, que até dia 19 vai apresentar cerca de 50 propostas artísticas que vão do japonês Ryoji Ikeda ao vencedor do prémio Turner Lawrence Abu Hamdan.