Feira investe quase 2 milhões na recolha de resíduos verdes e alimentares

Feira investe quase 2 milhões na recolha de resíduos verdes e alimentares
| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira passará a ter em abril recolha porta a porta de biorresíduos, investindo mais de 1,75 milhões de euros na distribuição de 20.800 contentores adequados a moradias e estabelecimentos comerciais ligados à restauração.

Segundo revelou esta quarta-feira a autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, a recolha seletiva de resíduos alimentares e de jardinagem vai começar por ocorrer numa secção do concelho abrangendo as freguesias da Feira, Travanca, Sanfins, Espargo, São Miguel de Souto, Mosteirô, São João de Ver e Fornos, o que, nesta primeira fase, representará cerca de 17% do território e mais de 23.600 habitantes.

Fonte oficial da Câmara Municipal diz que o novo sistema vai permitir a seleção de cerca de “3.500 toneladas anuais” de lixo com potencial de transformação em composto ou energia.

Prevendo que 31,9% dos biorresíduos a recolher sejam de origem alimentar e 15,7% de base vegetal, a câmara tem três tipos de contentores disponíveis para as moradias individuais e estabelecimento comerciais cujos proprietários o solicitem através de formulário próprio no ‘site’ da autarquia ou do telefone 910586322.

Para resíduos orgânicos haverá 7.300 contentores exteriores, de 40 litros cada, e igual número de baldes complementares para uso na cozinha, com uma capacidade mais ágil de cinco litros. A recolha dos materiais encaminhados para esses recipientes – entre os quais sobras de comida cozinhada, alimentos perecidos, saquetas de chá e borras de café – será feita duas vezes por semana.

Já no que se refere ao lixo verde, poderão ser distribuídos pelas casas e espaços comerciais que o desejem até 6.000 contentores flexíveis, cada um com capacidade para 200 litros, o que se ajusta tanto a cortes de flores e plantas de vaso como a folhagem e ramagem resultante de podas de maior dimensão. Esse lixo – que pode incluir aparas de madeira não tratada, mas não permite terra nem contaminantes – será recolhido uma vez a cada sete dias.

Quanto aos biorresíduos criados em restaurantes, padarias, cafés, cantinas e similares, para esses estabelecimentos estão reservados 200 contentores de 80 litros cada, que serão esvaziados de segunda-feira a sábado.

O transporte e transformação dos resíduos estará a cargo da empresa Suldouro, que os encaminhará para a sua central de valorização orgânica. Do investimento global de 1,75 milhões de euros, o trabalho dessa entidade absorverá quase 811.000 euros.

Os restantes 945.000 euros aplicados no novo serviço ambiental – 500.000 dos quais comparticipados – estão afetos à aquisição de contentores e viaturas, à campanha de sensibilização, ao ‘software’ de gestão e ao sistema informático para leitura dos recipientes.

“Para uma segunda fase do projeto, a Câmara está a tomar as medidas necessárias para efetuar o alargamento deste serviço às restantes freguesias do concelho, conforme o previsto na política ambiental do município e no plano de ação do PAPERSU 2030 – o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030”, conclui a fonte da autarquia.

+ notícias: Norte

Autocarro atropela mortalmente homem em passeio de Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Homem morre atropelado por comboio. Circulação na Linha do Minho restabelecida

Uma pessoa morreu esta sexta-feira após ser atropelada por um comboio na Linha do Minho, entre Rio Tinto e Ermesinde, distrito do Porto, causando o corte temporário da circulação ferroviária, disse à Lusa fonte da CP – Comboios de Portugal. A circulação ferroviária na foi totalmente restabelecida pelas 12h53.

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.