Já se pode inscrever para o Gaia Orçamento Participativo Jovem 2024

Já se pode inscrever para o Gaia Orçamento Participativo Jovem 2024
| Norte
Porto Canal

O Gaia Orçamento Participativo Jovem está de volta para uma nova edição, proporcionando uma oportunidade única para jovens com idades compreendidas entre os 13 e os 30 anos, com uma ligação efetiva ao concelho de Gaia (seja por nascimento, residência, estudo ou trabalho), de apresentarem as suas ideias e projetos para a comunidade. Os interessados têm até às 18 horas do próximo dia 28 de março para submeterem as suas propostas.

Com um montante máximo de 40 mil euros disponível para cada projeto, num investimento total de 240 mil euros por edição, os participantes têm a possibilidade de ver as suas ideias concretizadas pelo Município de Gaia, caso sejam um dos dois vencedores em cada uma das áreas a concurso.

A edição de 2024 traz consigo uma renovação das áreas em competição, que incluem Artes e Criatividade, Bem-estar e Meio Ambiente, e Capacitação e Participação Jovem. Estas áreas refletem o compromisso em abordar questões relevantes para os jovens e para a comunidade em geral.

Entretanto, os encontros participativos já tiveram início, proporcionando aos interessados a oportunidade de participarem em diversas dinâmicas que visam auxiliar no processo de elaboração das propostas.

Destaca-se ainda que o GOP + Jovem foi recentemente reconhecido como um dos cem projetos de referência na área da juventude pelo projeto "Europe Goes Local", uma distinção que o coloca entre os mais relevantes a nível europeu.

Esta iniciativa reforça o compromisso do Município de Gaia com a participação ativa dos jovens na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para a comunidade, incentivando a criatividade e o envolvimento cívico dos mais jovens.

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).