Mais de um terço da produção em Viana é para exportar

Mais de um terço da produção em Viana é para exportar
CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal

De acordo com uma análise da Iberinform, com dados do Insight View, aproximadamente 35% do volume total de negócios no distrito de Viana do Castelo é representado pelas exportações.

De acordo com o jornal O Minho, em 2023, em Viana do Castelo, observou-se um aumento de 13% nos casos de insolvência em comparação com o ano anterior. Paralelamente, o número de novas empresas cresceu 15%, resultando em 900 constituições adicionais. No entanto, as dissoluções de empresas diminuíram em 31% durante o mesmo período.

De acordo com a Iberinform, o distrito regista uma “grande dispersão das empresas entre concelhos”, com Viana do Castelo a liderar no número de empresas, com 35% do total, seguido por Ponte de Lima (18%), Valença (10%), Arcos de Valdevez (8%), Monção (8%) e Caminha (7%). Os restantes concelhos abrigam os 14% das empresas remanescentes.

No que diz respeito ao tamanho das empresas, a maioria são microempresas (87%), contribuindo apenas com 16% do volume de negócios total. As pequenas empresas representam cerca de 12% do total, mas contribuem com 31% da faturação, enquanto as médias empresas compõem aproximadamente 1% do total, com 24% da faturação, citado pelo jornal.

As empresas estabelecidas em Viana do Castelo nos últimos cinco anos, representam 35% do total, mas contribuem apenas com 8% do volume total de negócios. Aquelas formadas entre seis e dez anos atrás representam 19% do total, contribuindo com 14% do volume de negócios. Enquanto isso, as empresas estabelecidas entre 11 e 15 anos atrás representam 14% do total e contribuem com 9% do volume de negócios.

A Iberinform, responsável pela análise mencionada, é uma filial da Crédito y Caución, uma empresa que oferece seguro de crédito tanto no mercado interno quanto no crédito à exportação na Península Ibérica.

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Acidente entre dois carros e carrinha do pão obrigou ao corte da EN105 em Guimarães

Um acidente às primeiras horas desta manhã entre dois automóveis e uma carrinha de transporte de pão obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, em Lordelo, Guimarães, confirmou fonte da Proteção Civil ao Porto Canal.