Nova ponte da Vista Alegre em Ílhavo terá o dobro da largura da atual

Nova ponte da Vista Alegre em Ílhavo terá o dobro da largura da atual
Foto: CM Ílhavo
| Norte
Porto Canal/Agências

A nova ponte da Vista Alegre, em Ílhavo, terá o dobro da largura da atual e um custo estimado em 600 mil euros, de acordo com a proposta vencedora do concurso de ideias lançado pela Câmara Municipal, revelou esta quint-feira a autarquia.

Uma nota de imprensa municipal dá conta de que o gabinete Clanet & Brito ficou ordenado em primeiro lugar no concurso de ideias da nova ponte da Vista Alegre, estimando o custo da nova ponte em 600 mil euros.

“A nova ponte da Vista Alegre terá o dobro da largura da ponte atual, permitirá a passagem de todo o tipo de veículos", descreve o gabinete na proposta apresentada.

Terá ainda “uma área de segurança específica para a circulação de peões e ciclistas”, prevendo-se que a ponte atualmente existente sirva de escoramento durante a construção da nova.

“É nosso entendimento que esta ponte deve ter hoje um caráter perene, sendo projetada para o presente, tendo como base a estrutura existente, mas projetando-se para o futuro”, defende a equipa proponente.

Os materiais da ponte atual, nomeadamente o tabuleiro, feito com tábuas de madeira, "requerem uma vigilância e manutenção quase diárias”.

Segundo a Câmara de Ílhavo, a manutenção tornou-se financeiramente inviável”, pelo que decidiu “não protelar a situação no tempo", iniciando o processo de substituição da ponte.

A ponte da Vista Alegre, que liga a zona das Gafanhas à Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, foi começada a construir em 1978 na sequência de uma reivindicação da população, que após o 25 de Abril recolheu assinaturas para exigir a travessia.

“O candidato ordenado em primeiro lugar celebrará contrato com o município para elaborar o projeto de execução que permitirá, posteriormente, lançar a empreitada”, esclarece fonte municipal.

A Câmara de Ílhavo, no distrito de Aveiro, espera que o projeto de execução e a abertura de concurso público para a empreitada estejam concluídos até ao final do ano de 2024, segundo a nota de imprensa.

No concurso de ideias para a substituição da ponte, cujo vencedor foi agora dado a conhecer, foram apresentadas seis propostas, das quais duas foram excluídas por não cumprirem o caderno de encargos.

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.