Lobo Xavier eleito para a presidência do Conselho Geral de Supervisão da EDP

Lobo Xavier eleito para a presidência do Conselho Geral de Supervisão da EDP
| Economia
Porto Canal

O advogado António Lobo Xavier vai suceder a João Talone e é o nome escolhido entre os acionistas da EDP para assumir a presidência do Conselho Geral de Supervisão da EDP. 

Segundo avança o jornal ECO, a China Three Gorges (CTG) e o grupo Masaveu, dois dos principais acionistas da EDP, avaliaram várias opções e optaram por um nome com experiência em conselhos de administração e capacidade diplomática, características que correspondem ao perfil de Lobo Xavier, com duas décadas de experiência na área.

Os acionistas da EDP contrataram uma consultora internacional para auxiliar na escolha do presidente do Conselho Geral de Supervisão (CGS), que será apresentado na Assembleia Geral eletiva marcada para 10 de abril. Embora o nome de António Lobo Xavier não tenha sido sugerido pela consultora, acabou por ser aceite pelos acionistas chinês e espanhol, vindo de uma fonte terceira que não foi identificada.

A nomeação do novo presidente do conselho geral é de extrema relevância, dada a estrutura acionista da EDP e os mercados em que atua, principalmente nos Estados Unidos, onde é um dos principais atores no setor de energias renováveis.

O atual Conselho Geral de Supervisão (CGS) é composto por 16 membros, incluindo representantes dos acionistas chinês e espanhol, além de membros independentes. João Talone propôs mudanças no modelo de governação, sugerindo uma redução no número de membros do CGS, o que não obteve resposta dos acionistas até o prazo final estipulado.

Segundo informações do site da EDP, e tal como escreve o ECO, em setembro de 2023, a China Three Gorges era a maior acionista da empresa, seguida pela Oppodium Capital e pela norte-americana BlackRock.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.