Paulo Raimundo diz que problemas da função pública não serão resolvidos por PS nem Direita

Paulo Raimundo diz que problemas da função pública não serão resolvidos por PS nem Direita
Foto: Lusa
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PCP denunciou esta terça-feira, em Palmela, a "falta de reconhecimento" dos trabalhadores da administração pública e considerou que a solução para os problemas destes profissionais não passa pelo PS ou pela direita

Num almoço-comício com trabalhadores da câmara municipal local, Paulo Raimundo enfatizou que estas pessoas sentem, "tal e qual como todos os outros trabalhadores, os efeitos das opções da maioria de dois anos do Partido Socialista", enumerando o custo de vida, dos alimentos, da habitação ou dos salários, mas apontando, sobretudo, para a falta de valorização pelo Estado.

"Os trabalhadores da administração pública sentem de forma particular aquilo que é a desvalorização das carreiras e a falta de reconhecimento. Sentem a injustiça de ver agora quem entra ter um salário de entrada igual àqueles que já estão aqui há 10, 15 ou 20 anos. O problema não está naqueles que entram agora, porque os salários deles também são baixos; o problema é a falta de reconhecimento e de valorização das carreiras de quem está há 10, 15 ou 20 anos", sintetizou.

De acordo com o líder da Coligação Democrática Unitária (CDU, que junta PCP e PEV), as questões das carreiras e dos salários "é mesmo para resolver de uma vez por todas", apelando às quase 200 pessoas presentes nesta ação de campanha para as eleições legislativas de 10 de março a darem "mais força" à CDU.

"Nada disto tem resolução dando mais força no PS. Aí estão dois anos de maioria absoluta a demonstrar por si mesmo aquilo que não vale a pena estar a explicar. Mas também não vai lá com o PSD, o CDS, o Chega ou a IL, de quem os trabalhadores não esquecem esses tempos da troika, do corte dos salários e dos direitos, e da imposição das 40 horas de trabalho", referiu.

Invocou o "trabalho" e "a força" dos comunistas para afastar em 2015 o PSD e o CDS do Governo e salientou ainda que a valorização dos trabalhadores "é um eixo fundamental" para o partido, mas também "um elemento determinante sem o qual o país não se desenvolve".

Paulo Raimundo visou também os grandes grupos económicos - sobre os quais reclamou uma tributação mais efetiva, o fim dos benefícios fiscais ou o encerramento das parcerias público-privadas -, lamentando que esteja "tudo ao contrário" em Portugal, com "uma minoria de privilegiados e uma maioria de apertados".

"Para mudar só há uma forma: dar mais força, mais votos e mais deputados à CDU", declarou, prosseguindo: "É o voto de protesto e das soluções que se impõem nos salários, nas pensões e na precariedade".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.