Debates políticos à lupa dos portuenses

Debates políticos à lupa dos portuenses
Lusa
| Política
Porto Canal

A caminho das eleições legislativas, que estão marcadas para 10 de março, o Porto Canal saiu à rua para conhecer a opinião dos portuenses sobre os debates políticos e os assuntos que mais os preocupam. Habitação, saúde e educação estão entre as preocupações.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“Que avaliação faz dos debates políticos?”. A pergunta estava lançada e as respostas foram surgindo, umas espontaneamente e outras só depois de um longo silêncio. A maioria, acompanha os ‘frente a frente’ para conhecer as propostas eleitorais, mas admite não ficar esclarecida.

“Todos dizem mal uns dos outros, no fundo não ficamos elucidados”, refere um portuense que estava de passagem pela estação de metro da Trindade.

Poucos metros à frente, ‘esbarramos’ com outra opinião, desta vez feminina.“Falta algum conteúdo. Os temas são sempre os mesmos, mas as soluções ainda não são assim muito inovadoras, portanto estou um bocado desiludida, para ser franca”.

A concordância reinou na segunda pergunta: “Que temas deveriam estar presentes nas propostas eleitorais?”. Redução da carga fiscal e impostos; habitação; saúde; educação foram algumas das confissões dos entrevistados.

Na última questão, desafiamos os portuenses a deixarem uma mensagem ao futuro primeiro-ministro.

“Que não faça as mesmas asneiras que fez o anterior e que se rodeie de pessoas sérias e que respeite a lei”, ouviu-se de um dos entrevistados.

“Que mostrasse honestidade porque acho que é o mais importante, mesmo que seja para assumir um corte em salários ou um aumento de impostos, que seja honesto e não tente enganar o povo”, acrescentou um jovem estudante.

Recorde-se que há dois ex-candidatos a presidente da República, um ex-bastonário da Ordem dos Médicos e um ministro a concorrem aos 40 mandatos pelo círculo eleitoral do Porto, num total de 16 forças políticas a votos.

Carlos Guimarães Pinto candidata-se pela Iniciativa Liberal (IL); Rui Afonso pelo Chega; Eduardo Pinto pelo Livre; Marisa Matias pelo Bloco de Esquerda (BE); Miguel Guimarães pela Aliança Democrática (AD); Anabela Castro pelo PAN; Francisco Assis pelo Partido Socialista (PS) e Alfredo Maia pela CDU.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.