ERC vai averiguar sondagem divulgada pelo Chega

ERC vai averiguar sondagem divulgada pelo Chega
| Política
Porto Canal / Agências

A ERC "já determinou a abertura de um processo de averiguações" a uma sondagem divulgada pelo Chega no seu jornal Folha Nacional, realizada por uma empresa brasileira não credenciada pelo regulador, confirmou esta sexta-feira à Lusa fonte oficial.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) "informa que já determinou a abertura de um processo de averiguações para apreciação da matéria em causa e confirma já a receção de uma participação a este respeito".

O Chega publicou na quinta-feira no Folha Nacional, órgão de comunicação social do Chega que está inscrito na ERC, a sondagem da Paraná Pesquisas, empresa que não está credenciada em Portugal.

O diretor da Intercampus, António Salvador, confirmou à Renascença que a sua empresa fez a recolha da informação, com a análise dos dados a ficar a cargo da Paraná Pesquisas, adiantando que o estudo de opinião foi feito com a condição de que não fosse divulgado nos media.

Atualmente estão credenciadas 13 entidades para a realização de sondagens, de acordo com os dados atualizados a 16 de fevereiro no 'site' da ERC.

Entre elas estão a Aximage; a Domp - Desenvolvimento Organizacional Marketing; a Duplimétrica; a Consulmark 2, Estudos de Mercado e Trabalho de Campo; e o Instituto de Ciências Sociais/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Consta ainda a Intercampus; o Ipom - Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado; a Marktest, Marketing; a Metris; e a Multidados.

As restantes três são a Norma-Açores; a Pitagórica e a Universidade Católica Portuguesa – CESOP.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.