“Para sempre um nome ligado ao nosso futebol”. FPF lembra antigo selecionador

“Para sempre um nome ligado ao nosso futebol”. FPF lembra antigo selecionador
| Desporto
Porto Canal

A Federação Portuguesa de Futebol também já reagiu à morte de Artur Jorge, que orientou a Seleção Nacional em 1996 e 1997, liderando a equipa no Euro96.

“Para sempre um nome ligado ao nosso futebol. Descansa em paz, Artur Jorge”, escreve a Federação na conta oficial do X, antigo Twitter.

Já no site da Federação Portuguesa de Futebol foi publicado um comunicado com mensagens de condolências do presidente da FPF, Fernando Gomes, e do vice-presidente, Humberto Coelho.

Fernando Gomes fala numa “figura indelével do futebol português”, com Humberto Coelho a descrever Artur Jorge como “uma grande pessoa” para além de “grande jogador e treinador de futebol”.

Comunicado na íntegra:

Antigo internacional e Selecionador Nacional tinha 78 anos

Morreu, aos 78 anos, Artur Jorge, antigo internacional, Selecionador Nacional e treinador campeão europeu pelo FC Porto.

Jogador com passagens marcantes pela Académica e SL Benfica, onde conquistou quatro campeonatos, começou a carreira no FC Porto e ainda teve passagens no CF Belenenses e a equipa norte-americana do Rochester Lancers.

Foi internacional português por 16 vezes e marcou um golo com a camisola das Quinas.

Foi treinador, entre muitos clubes, do CF Belenenses, do FC Porto, onde conqustou a primeira Taça dos Campeões Europeus, em 1987, Matra Racing (França), Tenerife (Espanha), Vitesse (Países Baixos), Paris Saint-Germain (França), Al Nassr e Al Hilal (Arábia Saudita), Académica, CSKA Moscovo (Rússia), Al Nasr (Kuwait), Creteil Lusitanos (França) e Alger (Argélia).

Teve duas passagens pela Seleção Nacional, nas qualificações para o Euro 1992 e e para o Mundial 1998, e também esteve ao leme das equipas nacionais dos Camarões e Suíça.

Como treinador, foi campeão português por três vezes ao serviço do FC Porto e também conquistou o título francês ao serviço do Paris St Germain - o primeiro da sua história.

Mensagem de condolências do Presidente da FPF, Fernando Gomes

"Foi com grande consternação e tristeza que tomei conhecimento da morte de Artur Jorge, um figura indelével do futebol português.

Jogador de grande gabarito, internacional por 16 vezes, Seleionador Nacional em duas ocasiões e, como treinador principal, campeão europeu ao serviço do FC Porto, Artur Jorge sempre prestigiou o futebol nacional na Europa e no Mundo.

Teve passagens marcantes pelo futebol francês, onde foi um grande elo de ligação com a comunidade emigrante lusa, e acima de tudo foi uma pessoa que sempre pautou a sua conduta pelos mais exigentes padrões da ética pessoal e desportiva.

Grande intelectual, pessoa com um perfil afável, humilde e discreto, foi igualmente o primeiro treinador português a conquistar uma Taça dos Campeões Europeus, ao serviço do FC Porto. Todos os amantes do futebol recordam com grande carinho essa conquista indiscutivelmente fundadora, no final dos anos 80, do ressurgimento do futebol nacional nos grandes palcos internacionais.

A toda a família e amigos do Artur Jorge, envio, em nome da FPF, envio as mais sentidas condolência e a garantia que o futebol português sempre o recordará com eterna saudade."

Mensagem de condolências de Humberto Coelho, vice-Presidente da FPF e antigo colega de equipa de Artur Jorge

“ O Artur Jorge não foi apenas um grande jogador e treinador de futebol, mas também uma grande pessoa. Tivemos momentos muito bons, enquanto adversários, estava ele na altura na Académica, ou depois quando foi meu colega no Benfica e na Seleção Nacional. Construímos uma amizade muito forte. É um momento muito triste para todo o futebol”.”

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.