Partido Popular vence eleições na Galiza com maioria absoluta renovada

| Política
Porto Canal | Ana Rita Cristóvão

Pela quinta vez consecutiva, a história repetiu-se nas eleições regionais da Galiza.

Com 47% dos votos, o Partido Popular renovou a liderança da comunidade autónoma. Apesar da vitória, o PP perde dois deputados no parlamento, ficando com 40.

Já o Bloco Nacionalista Galego foi a grande vitória das eleições deste domingo. Atingiu 31% dos votos e a conquista de 25 cadeiras no parlamento, mais seis do que nas últimas eleições.

Em terceiro lugar nas eleições regionais, os socialistas da Galiza do PSOE tiveram o pior resultado de sempre: 14% dos votos e a perda de cinco representantes no parlamento.

Numas eleições históricas, marcadas por uma afluência às urnas a chegar aos 67%, houve ainda espaço para uma nova força política entrar no parlamento galego: o partido regionalista da província de Ourense conquistou um lugar e elegeu o cabeça de lista Armando Ojea.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.