PP garante nova maioria absoluta apesar de crescimento de nacionalistas galegos

PP garante nova maioria absoluta apesar de crescimento de nacionalistas galegos
| Mundo
Porto Canal

O Partido Popular conseguiu mesmo segurar a maioria absoluta no Parlamento da Galiza. Apesar de perderem alguma representação na “Xunta”, passando de 42 para 40 eleitos, os populares liderados por Alfonso Rueda têm os deputados suficientes para garantir a liderança do Governo.

Esta é a quinta maioria absoluta consecutiva do PP, que liderou a "Xunta" da Galiza em 36 dos 42 anos de existência.

Sem grandes surpresas, o partido que mais subiu nos votos foi o Bloco Nacionalista Galego. Não conseguiu intrometer-se na luta pelo poder, mas garantiu o melhor resultado de sempre e uma margem mais confortável como o maior partido da oposição. Elegeu 25 deputados, seis a mais comparando com a eleição transata, em 2020. Confirma-se assim a tendência crescente dos nacionalistas de esquerda, que conseguiu ultrapassar os 30% de votos este domingo. Tinham alcançado os 23,78% há quatro anos.

Em oposição, quem teve a pior noite eleitoral na Galiza foi o Partido Socialista. Perderam cinco deputados, descendo de 14 para 9 representantes na “Xunta”.

Uma das grandes novidades é a entrada de um quarto partido para o Parlamento galego. O Democracia Ourensena, que apenas concorre na província de Ourense, conseguiu garantir um deputado, ao alcançar os 8% naquela região.

O Parlamento da Galiza mantém-se o único em toda a Espanha que em que o Vox, partido de extrema-direita, não tem qualquer representação, depois de terem atingido apenas os 2% dos votos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.