Pedro Nuno e Raimundo em colisão sobre salários e leis laborais

Pedro Nuno e Raimundo em colisão sobre salários e leis laborais
| Política
Porto Canal / Agências

Os secretários-gerais do PS e do PCP travaram este sábado um debate quase sem pontos de acordo, entrando mesmo em aberta divergência sobre política salarial e evolução das leis laborais, mas ambos manifestaram abertura para soluções pós-eleitorais.

No frente-a-frente, na SIC, que durou cerca de 30 minutos, Pedro Nuno Santos elogiou a experiência dos governos da “geringonça” entre 2015 e 2022. Porém, também acusou o PCP de incoerência face ao seu discurso em defesa dos trabalhadores, designadamente quando optou por votar contra as medidas da chamada “Agenda para o Trabalho Digno”.

Já Paulo Raimundo, procurou demarcar-se politicamente de Pedro Nuno Santos ao longo do debate, procurando salientar que as propostas do PCP são diferentes das do PS “em questões centrais” e considerou que, perante o Orçamento do Estado para 2022, o seu partido foi alvo de “uma chantagem”.

Defendeu, por isso, que a CDU precisa de sair das eleições legislativas de 10 de março com a força necessária para condicionar as soluções do futuro Governo, uma delas no sentido de promover um aumento dos salários e das pensões bem mais significativo do que tem acontecido nos últimos anos.

Um ponto em que o secretário-geral do PS aproveitou para estimar em cerca de três mil milhões de euros o aumento da despesa inerente à proposta do PCP só na administração pública.

“É uma chuva de promessas que não são pagáveis”, disse, aqui também numa alusão às pospostas comunistas para o aumento das pensões, numa parte do debate em que defendeu a continuação do processo de consolidação orçamental, com redução da dívida, embora num ritmo inferior à trajetória registada nos últimos anos.

O debate terminou com Pedro Nuno Santos a reiterar a sua ideia de que “Portugal deve cumprir os compromissos” com a NATO em matéria de defesa e a elogiar a coordenação da União Europeia no seu papel de auxílio à Ucrânia para fazer face à invasão russa.

Neste ponto, Paulo Raimundo disse que o PCP é pelo “caminho da paz”, contra a corrida ao armamento.

“E vez de investirmos mais dinheiro em armas, se investíssemos esse dinheiro, esse esforço, no sentido de obrigar os intervenientes na guerra, nas guerras todas, a se sentarem à mesa e procurarem os caminhos da paz, como foram resolvidos praticamente todos os conflitos que conhecemos do ponto de vista internacional, sabendo nós que não é um caminho fácil", declarou.

Interrogado sobre a morte na prisão de Alexei Navalny, opositor do regime de Moscovo, o secretário-geral do PCP respondeu: “Morreu em circunstâncias que estão por apurar, que levantam dúvidas, a forma como morreu. E é preciso esclarecer tudo de uma vez por todas, até ao limite". Mas o líder comunista foi mais longe.

“Esta é mais uma entre muitas outras em que nós nos distinguimos completamente do lado oposto daquilo que são as opções do Governo capitalista russo", acrescentou.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.