Vale de Ílhavo é oficialmente uma “Aldeia de Portugal”

Vale de Ílhavo é oficialmente uma “Aldeia de Portugal”
| País
Maria Abrantes

A assinatura do protocolo com a Associação de Turismo de Aldeia (ATA) acontece este domingo, onde o município de Ílhavo formaliza a adesão de Vale de Ílhavo à rede "Aldeias de Portugal’’.

O processo de candidatura teve início em 2022, depois de um trabalho de envolvimento da comunidade, de pesquisa, mas também da recolha de testemunhos para a criação de uma base de dados sólida e o desenvolvimento de um plano de valorização da aldeia.

Depois de aprovada a candidatura, “Município de Ílhavo vê, assim, reconhecido, com grande orgulho, o património histórico e cultural de Vale de Ílhavo, destacando-se o Carnaval de Vale de Ílhavo e seus emblemáticos Cardadores, o Pão de Vale de Ílhavo, com as suas padas e folares, os ofícios e os recursos naturais e agrícolas, características distintivas da sua ruralidade e beleza paisagística”, diz a autarquia, em comunicado.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.