Airbus quer ter 25% da produção em Santo Tirso até 2026

Airbus quer ter 25% da produção em Santo Tirso até 2026
Foto: Airbus
| Norte
Porto Canal

A Airbus Atlantic quer reforçar a sua posição em Portugal, com o aumento da produção na fábrica de Santo Tirso. De acordo com o jornal “Eco”, a fabricante francesa de aviões prevê ter 25% da sua produção na unidade da região do Porto em 2026.

Para que um quarto da produção mundial da empresa passe por Santo Tirso em 2026, a empresa quer contratar mais de 100 trabalhadores por ano até 2026, chegando a um total de cerca de 600 funcionários, aponta o jornal, e não coloca de parte a possibilidade de contruir um novo edifício na cidade.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A maior percentagem da produção da Airbus centra-se em França, na fábrica que recebe os subconjuntos produzidos em Portugal, mas também na Tunísia e em Marrocos.

Em Santo Tirso, unidade que foi inaugurada em setembro de 2022, são produzidas peças para os Airbus A320 e A350. “O objetivo em Portugal é fabricar quase 25% de todos os subconjuntos que são depois entregues na fábrica em França”, afirma o diretor de produção de controlo e logística (PC&L) da Airbus Atlantic Portugal, citado pelo “Eco”.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.