Agentes das Secretas tiveram aumentos salariais e progressão na carreira à semelhança da Polícia Judiciária

| País
Tiago Ferraz Alheiro

Os agentes das secretas também beneficiaram de aumentos como aconteceu com a Polícia Judiciária. A GNR e a PSP não têm os mesmos direitos e os protestos continuam. 

Os protestos das forças de segurança não são novidade.

A Luta pela progressão na carreira, por melhores condições salariais e de trabalho bem como pela equiparação a outras forças de segurança, nomeadamente a Polícia judiciária, que recebe um subsídio de missão, tem sido evidente.

Sabe-se agora, de acordo com o Público, que os agentes secretos também foram aumentados e tiveram uma revisão no suplemento com retroativos a janeiro de 2023.

A Informação foi confirmada por fonte do gabinete de António Costa que adianta que tal é uma realidade devido ao “desgaste físico” e ao facto de esta ser uma “profissão de risco”.
Paulo Santos, da Associação Sindical de Profissionais da Polícia, diz que já conhecia esta realidade, não é contra, mas realça que o que mais choca é a diferença de tratamento para a PSP e GNR e a falta de resposta relativamente ao suplemento de missão para estas forças de segurança:

“Aquilo que eu acho estranho é o governo continuar no silêncio, no que diz respeito à resposta a dar à PSP, GNR e Guarda Prisional relativamente ao suplemento de missão. Vai evocando uma narrativa constante de que o governo em gestão não pode responder, vai-se percebendo que a situação da Polícia Judiciária foi resolvida, e bem, relativamente à questão salarial e do suplemento…. Agora sabe-se que, de forma mais blindada, mais secreta, também foi feita uma valorização remuneratória para os elementos dos serviços secretos… A perguntas que se faz é: é para quando uma resposta relativamente à PSP e GNR?”, salienta.

O que é necessário, na perspetiva da associação sindical de profissionais da polícia, é uma valorização igual à que é feita a outros profissionais, em particular, da polícia judiciária:

“Não percebo é como é que na PSP e na GNR, todas as especificidades da Penosidade, da insalubridade, do risco, das restrições de direito que nós temos, não são valorizados na mesma dimensão. Aliás, são valorizados uma dimensão muito mais redutora…Por isso, quero dizer que, em todas estas premissas, na primeira linha estão os profissionais da PSP e da GNR estão na primeira linha porque têm sido aqueles que mais têm ficado de fora de tosos estes aumentos salariais”, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, no final do último ano, um diploma que valida a nova realidade nas carreiras especiais dos agentes das secretas.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.