Hospital São João lidera em investimentos com a investigação

Hospital São João lidera em investimentos com a investigação
Filipa Brito | CM Porto
| País
Porto Canal

Hospital São João ocupa a primeira posição relativa à despesa em atividades de investigação e desenvolvimento nas unidades hospitalares. Hospitais privados reduzem despesa com a investigação.

Segundo o inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) com dados relativos a 2022, as instituições hospitalares do Norte substituíram a Área Metropolitana de Lisboa quanto à liderança do investimento em investigação clínica, escreve o Público esta quarta-feira.

O Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, seguido do Centro Hospitalar Universitário do Porto, contêm os valores mais altos na despesa em atividades de investigação, sobretudo na área de medicina clínica.

Hospital São João contrariou a tendência nacional, tendo registado um aumento no investimento de 9.510 milhões de euros em 2021 para 10.168 em 2022.

Segundo o Público, o total da despesa nos hospitais privados diminuiu de 76,3 milhões em 2021 para 66 milhões de euros em 2022, assim como o número de investigadores que sofreu cortes de 729 para 628.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.