Quase dois mil médicos já aderiram ao regime de Dedicação Plena ao SNS

| País
Susana de Barros Pacheco

O regime de dedicação plena ao SNS já atraiu quase dois mil médicos.
No entanto, a Federação Nacional dos Medicos diz que este não é um número expressivo, porque a medida não é apelativa.

O governo faz um balanço positivo, até porque previa uma adesão de cerca de mil médicos ao regime de Dedicação Plena ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). 

Contudo, até ao momento, já aderiram à medida 1800 profissionais. Quanto a isso, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) diz que os números são "uma questão de perspetiva", uma vez que apenas se trata de "pouco mais de 10%" a percentagem de médicos inseridos no regime. 

Segundo Joana Bordalo e Sá, presidente da FNAM, a dedicação plena vem "aumentar as horas extraordinárias de 150h para 250h", "aumentar a jornada diária de 8h para 9h", "prever o fim do descanso compensatório depois de um médico fazer noite" e, por exemplo, "prever que um médico trabalhe ao sábado se não fizer serviço de urgência". 

A presidente da FNAM disse ainda que caso esses fatores sejam "retirados do regime de dedicação plena, poderá haver mais médicos a aderirem". 

Já quanto aos cerca de dois mil médicos que já estão inseridos na dedicação plena, a grande maioria das adesões terão sido feitas nas ULS de São João e de Santo António.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.