Câmara de Penamacor avança com projeto para requalificação de posto da GNR

Câmara de Penamacor avança com projeto para requalificação de posto da GNR
CM Penamacor
| País
Porto Canal / Agências

A Câmara de Penamacor vai elaborar o projeto de requalificação do posto da GNR nesta vila raiana, anunciou a Câmara Municipal.

O protocolo de colaboração para a elaboração do projeto já foi formalizado pela Câmara Municipal de Penamacor, pela secretaria-geral do Ministério da Administração Interna e pela Guarda Nacional Republicana (GNR), proprietária do edifício.

O presidente do município, António Beites, disse que o projeto é da responsabilidade da autarquia, que vai “avançar imediatamente”, e manifestou o desejo de assinar quanto antes o contrato de cooperação interadministrativo com a tutela, para que a obra possa ser iniciada.

“Muito gostaria que ainda fosse possível durante este ano de 2024 nós podermos lançar a empreitada para a requalificação integral do posto”, frisou, em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Penamacor, no distrito de Castelo Branco.

Embora não tenha ainda um orçamento, enquanto o projeto não estiver concluído, António Beites estima que “é uma obra que não se fará por menos de meio milhão de euros”.

O presidente da Câmara sublinhou a necessidade e urgência da intervenção num posto que se encontra “muito debilitado”.

“O posto está muito debilitado e é o único posto que temos no concelho, é um posto fronteiriço. É de interesse para todas as partes que seja requalificado”, sustentou António Beites, considerando que é imperioso “dar condições aos profissionais das forças de segurança”.

De acordo com o autarca, as atuais instalações da Guarda em Penamacor “já não respondem às necessidades efetivas desta força de segurança”.

Embora tenha a expectativa de que a tutela financie a intervenção, António Beites manifestou “disponibilidade” da Câmara Municipal de Penamacor para “poder colaborar, se for o caso”.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.