Wayne Kramer, da banda de rock MC5, morre aos 75 anos

Wayne Kramer, da banda de rock MC5, morre aos 75 anos
| Mundo
Porto Canal / Agências

Wayne Kramer, cofundador da banda 'protopunk' de Detroit MC5, que criou hinos 'hardcore' como 'Kick Out the Jams' e influenciou outros grupos, de The Clash a Rage Against the Machine, morreu aos 75 anos, foi hoje divulgado.

Kramer morreu hoje no hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles, de acordo com Jason Heath, amigo próximo e diretor executivo da organização sem fins lucrativos Jail Guitar Doors, de Kramer.

Heath adiantou que a causa da morte foi cancro no pâncreas, noticiou a agência Associated Press (AP).

Do final dos anos 1960 ao início dos anos 1970, nenhuma banda estava mais próxima do espírito revolucionário da época do que o MC5, que contava com Kramer e Fred 'Sonic' Smith nas guitarras, Rob Tyner nas vozes, Michael Davis no baixo e Dennis 'Machine Gun' Thompson na bateria.

Geridos durante algum tempo pelo cofundador dos White Panther, John Sinclair, ficaram conhecidos pela sua música crua e intransigente, que imaginavam como a trilha sonora da revolução que estava por acontecer.

A banda teve pouco sucesso comercial e a sua formação principal não durou além do início dos anos 1970, mas o seu legado perdurou, tanto pelo som, quer pela fusão da música com a ação política.

Smith, que tinha uma longa história de batalhas legais e abuso de substâncias, contaria a sua história no livro de memórias de 2018 'The Hard Stuff: Dope, Crime, the MC5, and My Life of Impossibilities'.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.