Governo dos EUA vai vender 40 caças F-16 à Turquia

Governo dos EUA vai vender 40 caças F-16 à Turquia
| Mundo
Porto Canal / Agências

O Governo norte-americano deu luz verde à venda de 40 caças F-16 à Turquia, alguns dias depois da ratificação por Ancara da adesão da Suécia à NATO.

O Departamento de Estado notificou formalmente, tal como exige a lei norte-americana, o Congresso da decisão, bem como da venda de aviões F-35 à Grécia, na sexta-feira.

"A venda vai apoiar os objetivos da política externa e de segurança dos Estados Unidos ao melhorar as capacidades aéreas de um aliado da NATO (...) não vai alterar o equilíbrio básico na região", de acordo com um comunicado do Departamento de Estado.

Aprovada depois de meses de negociações, a venda dos 40 caças-bombardeiros e diferentes equipamentos relacionados com a utilização dos aparelhos tem um custo estimado de 23 mil milhões de dólares (cerca de 21 mil milhões de euros).

Por seu lado, a Grécia vai adquirir 40 F-35 por um montante de oito mil milhões de dólares (cerca de 7,4 mil milhões de dólares), indicou a administração do Presidente Joe Biden.

O Parlamento turco aprovou, na terça-feira, a adesão de Estocolmo à NATO, pondo fim a 20 meses de negociações

Em maio de 2022, a Suécia anunciou, na sequência da invasão russa da Ucrânia em fevereiro, a candidatura à NATO, ao mesmo tempo que a Finlândia, que em abril se tornou no 31.º país-membro da Aliança Atlântica.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.