Porto paga o dobro pelas obras no Coliseu, Valongo recebe desconto de mais de 97%

Porto paga o dobro pelas obras no Coliseu, Valongo recebe desconto de mais de 97%
| Porto
Porto Canal / Agências

Os municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP) aprovaram esta sexta-feira por unanimidade comparticipar em 2,5 milhões de euros as obras de requalificação do Coliseu do Porto, cabendo à Câmara Municipal do Porto pagar 350 mil euros.

Dos 17 municípios que compõem a AMP, a autarquia do Porto, liderada pelo independente Rui Moreira, é quem assume a maior fatia (350 mil euros), seguindo-se Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Trofa, Santo Tirso, Gondomar, Vila do Conde e Póvoa de Varzim – classificados como municípios da primeira coroa metropolitana – com uma comparticipação cada de 175 mil euros, segundo a proposta aprovada no Conselho Metropolitano do Porto.

Aos municípios da segunda coroa metropolitana – Arouca, Paredes, São João da Madeira, Vale de Cambra, Espinho, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira – e onde Valongo se quis incluir, cabe-lhes uma comparticipação de 5.000 euros.

O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, criticou a posição de Valongo, e a diminuição de mais de 97% da tranche a pagar pela sala de espetáculos. “Ao menos que tenha a coragem de dizer que quer sair da Área Metropolitana".

A aprovação deste apoio financeiro surge depois de, em dezembro de 2023, sete dos 17 municípios da AMP votarem contra a proposta de comparticipação para as obras de reabilitação do Coliseu do Porto, cujo apoio tinha sido aprovado por unanimidade das autarquias presentes na reunião de trabalho do Conselho Metropolitano do Porto realizada em 20 de outubro.

À época a decisão foi contestada pela Câmara Municipal de Valongo que, ausente da respetiva reunião de trabalho, defendeu que a mesma não era válida porque o encontro não tinha poder deliberativo, dado exigir a presença de todos os municípios da AMP.

Ainda nessa ocasião, o presidente da Associação Amigos do Coliseu do Porto pediu consenso na AMP sobre a comparticipação das obras, garantindo assim a candidatura a fundos europeus.

+ notícias: Porto

Comerciante do Mercado do Bolhão apresenta queixa por difamação contra Rui Moreira

A presidente da associação Bolha de Água e comerciante de uma das lojas do Mercado do Bolhão apresentou uma queixa-crime por difamação contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, devido a declarações feitas numa reunião do executivo.

Cortejo da Queima das Fitas volta a encher de espírito académico as ruas do Porto

Na tarde desta terça-feira, o Cortejo da Queima das Fitas voltou a encher as ruas da Baixa do Porto com o espírito académico.

Receitas de transporte da STCP sobem mais de seis milhões de euros em 2023

As receitas de transporte da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) subiram 6,5 milhões de euros em 2023 para 51,7 milhões de euros "graças ao aumento de procura", divulgou esta terça-feira a empresa, após aprovação de contas.