Trancas à porta. Supermercados acorrentam garrafas de azeite para impedir roubos?

Trancas à porta. Supermercados acorrentam garrafas de azeite para impedir roubos?
| Mundo
Porto Canal

A subida do preço de venda do azeite acrescida à carência económica de muitas pessoas tem motivado uma onda de furtos deste bem de primeira necessidade, o que levou as superfícies comerciais a acorrentarem as garrafas de azeite às prateleiras, com cadeado. 

O cenário vivido no país vizinho tem viralizado nas redes sociais com várias pessoas a insurgirem-se com a decisão, numa altura em que o preço deste bem de primeira necessidade atinge níveis historicamente elevados.

Nas etiquetas dispostas nas prateleiras é possível ver que um garrafão de cinco litros de azeite custa cerca de 25 euros.

De acordo com uma notícia publicada no jornal digital “The Objective”, a 29 de agosto de 2023, alguns supermercados naquele país terão decidido “colocar alarmes nas garrafas de azeite e nos garrafões, tendo em conta o aumento dos roubos em diferentes comunidades autónomas”.

Outro dos posts no X, antigo twitter, mostra imagens captada pela agência de notícias Reuters e foi publicada num artigo do jornal brasileiro “Folha de São Paulo”, a 20 de novembro de 2023, com o seguinte título em destaque: "Supermercados da Espanha trancam azeite com aumento de furtos em lojas."

O Polígrafo adianta que “não há qualquer informação de que supermercados em Portugal estejam a recorrer ao mesmo procedimento de acorrentar garrafas de azeite para impedir furtos”. 

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.