Dono de ‘Bobi’ insurge-se contra veterinários que colocaram em causa título de cão mais velho do mundo

Dono de ‘Bobi’ insurge-se contra veterinários que colocaram em causa título de cão mais velho do mundo
| País
Porto Canal

O dono de ‘Bobi’ afirma não ter sido avisado da decisão temporária do Guiness em retirar o título e abrir uma investigação para apurar se o cão português é realmente o mais velho do mundo. Leonel Costa acusa ainda os veterinários que colocaram em causa a idade de ‘Bobi’ de serem uns “parasitas” das indústrias de rações.

'Bobi' tornou-se uma estrela após ser distinguido com o título de 'cão mais velho do mundo' ao completar 30 anos e 266 dias de vida, um feito considerável já que a esperança média de vida dos rafeiros alentejanos de raça pura é de 12 a 14 anos.

“Nada me foi transmitido pelo Guinness. Nem agora, nem em outubro, quando circularam as notícias de que a instituição ia voltar a investigar a idade do Bobi. Fui, aliás, sempre eu que tive de o consultar [a organização] para perceber o que se passava”, afirmou Leonel Costa em comunicado citado pelo Observador.

O dono de ‘Bobi’, que faleceu há três meses, atira as culpas para os veterinários que lançaram desconfiança sobre a veracidade da idade do seu cão, classificando-os como “parasitas” e “elite”.

“Nada foi por acaso e tudo teve um único propósito que se chama ‘negócios das alimentações processadas para animais’“ acusou. Leonel Costa acusa a “elite do mundo veterinário" de ter tentado “passar a ideia de que a história de vida de Bobi não era verídica” porque o animal “teve uma longa vida a comer alimentação natural, bem como a receber vacinas apenas essenciais e um estilo de vida que proporcionou a sua longevidade”.

“O Bobi, assim como outros animais deste mundo, prova que comer rações não é sinal de maior qualidade de vida”, garante.

+ notícias: País

“Quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) afirmou que, “quem for contra a imigração, é contra o desenvolvimento do país”, sublinhando que qualquer governo deve passar pela Concertação Social para “ouvir os outros”.

Festival Eurovisão da Canção. Últimos dez finalistas são escolhidos esta quinta-feira

Dezasseis países competem esta quinta-feira pelos últimos dez lugares disponíveis na final do 68.º Festival Eurovisão da Canção, a decorrer em Malmö, na Suécia.

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.